BiodiversidadeBiologia marinhaParasitologiaVídeosZoologia

Cnidários

Cnidários: Filo de animais exclusivamente aquáticos, pluricelulares e com estrutura simples.

São organismos caracterizados pela presença da estrutura celular chamada cnida, usada para alimentação mas útil também para defesa. Abaixo, confira o vídeo que mostra o porquê do sucesso desses organismos nos oceanos, parte integrante do documentário: The Shape Of Life.

Documentário Cnidários

Medusa
Medusa Aurelia sp. By Alexander Vasenin

No filo encontramos as medusas e as alforrecas (ou águas-vivas), as caravelas, as anêmonas-do-mar, os corais-moles e as hidras de água doce. Alguns cnidários, como a espécie Polypodium hydriforme e os Myxozoa, evoluíram para formas parasitas.

Os cnidários foram incluídos durante muito tempo em conjunto com os ctenóforos no filo Coelenterata (celenterados), embora essa classificação a muito já tenha sido abandonada, deixando o nome obsoleto.

Anêmona - Cnidários
Anêmonas

Os cnidários não apresentam tecido muscular verdadeiro. A movimentação é realizada pelas células epiteliais. Por isso, recebem também o nome de células epitélio-musculares.

Não há sistema nervoso concentrado, mas uma rede difusa de neurônios multipolares, isto é, que disparam em mais de um sentido.

Reprodução

Os cnidários são notórios por possuírem vastas diferentes formas de reprodução. Todas as classes podem se reproduzir tanto forma sexuada tanto de forma assexuada, embora existam exceções em cada classe.

Cubozoário - Cnidários
Cubozoário, típico do Oceano Pacífico

A forma de reprodução sexuada tipicamente ocorre em alternância de gerações, com uma fase séssil, chamada polipoide, e uma fase livre nadante, a medusa.

A reprodução assexuada, também chamada de reprodução clonal, ocorre em antozoários (Classe Anthozoa) e principalmente na forma polipóide de medusozoários (Classes Scyphozoa, Hydrozoa, Cubozoa e Staurozoa).

Os gametas dos cnidários são produzidos em regiões específicas da gastroderme e/ou mesoglea, como os mesentérios ou as bolsas gástricas, denominadas gônadas.

As gônadas são formadas a partir da diferenciação de células do interstício de origem endodérmica presentes na gastroderme. Apesar do nome, as gônadas não configuram um órgão ou tecido verdadeiro, visto que esse tipo de estrutura só aparece em ramos posteriores da árvore filogenética dos animais

Cubozoários

A classe Cubozoa é um grupo pouco estudado do filo Cnidaria, que inclui os animais vulgarmente chamados de cubozoários.

O grupo é típico do Oceano Pacífico e inclui alguns dos mais venenosos animais existentes, responsáveis pelo que se designa em medicina como síndrome de Irukandji (tais animais são vulgarmente chamados no Brasil de vespas-marinhas, ainda que outros cnidários também possam ser referidos com tal nome). 

Comentários do Facebook