Biologia marinhaVídeosZoologia

Vespa do Mar

Vespa do Mar: A Vespa do mar (Chironex fleckeri) é uma espécie de cnidário marinho pertencente à classe dos cubozoários. 

Trata-se de um dos animais mais venenosos e letais do planeta. Seu veneno é 500 vezes mais potente que o da caravela portuguesa, podendo matar um humano em minutos.

Documentário: Vespa do Mar e cnidários

Vespa do mar: Chironex fleckeri
Vespa do mar: Chironex fleckeri. by Guido Gautsch,

Vespa do mar – Chironex fleckeri

A quantidade de veneno que uma vespa do mar carrega é suficiente para matar cerca de 60 humanos adultos.

As vespas-do-mar têm como habitat as águas da costa da Austrália, Nova Guiné, norte das Filipinas e o Vietnã. Na Austrália pode ser encontrada por toda a costa norte, desde Exmouth até Agnes Water, mas a sua distribuição fora deste país está por ser apropriadamente identificada.

BOX Jellyfish - The Most Dangerous Sea Creature on Make a GIF

Os cubozoários

Os cubozoários, ao contrário das medusas que são animais planctônicos filtradores, são predadores ativos, com capacidade de deslocação própria.

Estudos preliminares realizados por cientistas da Universidade de James Cook da Austrália demonstraram que os cubozoários não se limitam a acompanhar as correntes oceânicas e podem percorrer cerca de um quilómetro em meia hora. Este modo de vida ativo implica a necessidade de períodos de descanso, que os cubozoários realizam durante as noites que passam assentes no fundo do mar.

Medusa
>> Leia também: Cnidários: Medusa 

Outra característica especial dos cubozoários é serem dotados de visão. Estes animais têm 24 olhos agrupados em conjuntos de seis e dispostos nas quatro faces que compõem o sifão do cubozoário.

Cada um destes conjuntos tem dois tipos de olhos: fossas que detectam a luz (semelhantes às observadas nos outros cnidários) e olhos propriamente ditos, extremamente complexos e com a mesma estrutura que o olho humano composto por lente, retina e córnea. Apesar desta complexidade, não está claro como é que estes animais processam a informação adquirida pelos olhos, uma vez que não possuem cérebro. 

Comentários do Facebook