BiodiversidadeTaxonomiaZoologia

Código Internacional de Nomenclatura Zoológica

Código Internacional de Nomenclatura Zoológica: Também conhecido como O Código ICZN, o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (International Code of Zoological Nomenclature) é um documento que regula a nomenclatura científica na zoologia.

Constitui um sistema de regras e recomendações regendo o modo correto de compor e aplicar os nomes zoológicos.

ICZN:Código Internacional de Nomenclatura Zoológica

Biodiversidade
Biodiversidade ilustrada no American Museum of Natural History, New York City.

O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN) é uma convenção amplamente aceita em zoologia que rege a nomeação científica formal de animais.

É também informalmente conhecido como o Código ICZN, para o seu editor, a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica, as regras regulam principalmente:

  1. Como os nomes são corretamente estabelecidos no quadro da nomenclatura binominal.
  2. Qual nome deve ser usado no caso de conflitos de nomes
  3. Como a literatura científica deve citar nomes

A nomenclatura zoológica é independente de outros sistemas de nomenclatura, como por exemplo a nomenclatura botânica. Isto implica que os animais podem ter os mesmos nomes genéricos que as plantas.

ICZN

As regras e recomendações têm um objetivo fundamental: prover a máxima universalidade e continuidade na nomeação de todos os animais, exceto quando o julgamento taxonômico ditar o contrário. O Código destina-se a orientar apenas a nomenclatura dos animais, deixando aos zoólogos liberdade na classificação de novos táxons.

Código Internacional de Nomenclatura Zoológica
Diversidade de aranhas. fonte: Preliminary Identification of Protected Areas with High Diversity of Tetragnatha Spiders on Big Island and Maui Nui on Vimeo

Em outras palavras, se uma espécie em si é ou não uma entidade reconhecida é uma decisão subjetiva, mas qual nome deve ser aplicado a ela não é.

Um novo nome de animal publicado sem adesão ao Código pode ser considerado simplesmente “indisponível” se ele não atender a certos critérios.

As regras do Código determinam quais nomes são válidos para qualquer taxon no grupo familiar, grupo de gêneros e grupo de espécies. O Código não reconhece nenhuma jurisprudência. Qualquer disputa é decidida primeiramente aplicando o código diretamente, e não por referência a precedente.

Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica

A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica é a entidade que mantêm e regula o Código, e também é a responsável por promover as alterações mediando opiniões e declarações.

O Código foi adotado pelo XV Congresso Internacional de Zoologia em julho de 1958, na cidade de Londres. As disposições do Código aplicam-se a todos os nomes e publicações zoológicas após 1757, que afetem a nomenclatura zoológica.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook