BiologiaBiomédicasMicrobiologiaParasitologiaVídeos

Documentário Virologia

Documentário Virologia: Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não. Esse debate é primariamente resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser a vida, por isso a discordância.

No vídeo abaixo, informações importantes sobre os vírus.

Documentário Virologia

As primeiras imagens de vírus foram obtidas após a invenção do microscópio eletrônico em 1931. 

Os vírus também são classificados dentro de grupos taxonômicos, assim como os seres vivos, porém, seguindo uma regra particular de classificação. Vírus não são agrupados em domínio, reino, filos ou classes. Desta maneira, a estrutura geral da taxonomia dos vírus é a seguinte:

  • Ordem (-virales)
  • Família (-viridae)
  • Subfamília (-virinae)
  • Gênero (-virus)
  • Espécie

Documentário completo sobre virologia

Documentário Virologia
Ilustração de vírus

Aqueles que defendem a ideia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e performam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução); etc.

Polêmica

Outro aspecto que distingue vírus e organismos vivos baseia-se no fato dos vírus possuírem consideráveis quantidades de apenas um tipo de ácido

Vírus - virologia
Representação gráfica de um vírus

nucleico, DNA ou RNA, enquanto todos os organismos vivos necessitam de quantidades substanciais de ambos. Por estes motivos, os vírus são considerados “agentes infecciosos”, ao invés de seres vivos propriamente ditos.

Muitos, porém, não concordam com esta perspectiva, e argumentam que, uma vez que os vírus são capazes de reproduzir-se, são organismos vivos; eles dependem do maquinário metabólico da célula hospedeira.

Os vírus se aproveitam da maquinaria celular para se multiplicar. No entanto, diferentemente destes elementos genéticos, os vírus possuem uma forma extracelular por meio da qual o material genético viral é transmitido de um hospedeiro a outro. 

Comentários do Facebook