BiodiversidadeCitologiaMicrobiologiaVídeosZoologia

Fantásticas imagens de microscópio

Fantásticas imagens de microscópio: É sempre fascinante observar as células de perto. Neste vídeo você confere belas imagens de microscopia de células do sangue, esperma, leucócitos, ácaros e por fim protozoários.

Fantásticas imagens de microscópio

protista
Protistas. Eulena. foto: Rogelio Moreno.

Fantásticas imagens de microscópio [1080p]

Sangue 

O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte “sólida” do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma.

As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.

Célula sanguínea é a designação genérica dada a qualquer célula constituinte do sangue. São os principais constituintes dos chamados “elementos figurados”.  As plaquetas sanguíneas não são, na realidade, células sanguíneas. São fragmentos celulares produzidos na medula óssea.

Fantásticas imagens de microscópio
Fantásticas imagens de microscópio. Sangue

Esperma

Espermatozóide é a célula reprodutiva masculina de todos os animais que se reproduzem a partir de reprodução sexuada.

É uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo. A cabeça, que constitui o maior volume do espermatozoide, consiste no núcleo, onde o material genético se encontra concentrado.

Os dois terços anteriores do núcleo estão cobertos pelo acrossoma, que, limitado por uma membrana contendo enzimas, facilita a penetração do espermatozoide no ovócito (célula reprodutora feminina). A cauda é responsável pela motilidade do espermatozoide e na área intermediária da cauda encontramos as mitocôndrias.

Leucócitos

Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são um grupo de células diferenciadas a partir de células-tronco pluripotenciais oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos. As citadas células-tronco também dão origem aos chamados glóbulos vermelhos (hemácia ou eritrócito) e às plaquetas (trombócitos), que, junto com os leucócitos, integram os chamados elementos figurados do sangue. Um adulto normal possui entre 3.800 e 9.800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue.

Ácaros

Ácaro é a designação comum dada aos animais pertencentes à subclasse Acari da classe Arachnida (os aracnídeos). A maioria dos adultos mede entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento, embora existam espécies ainda menores. Os carrapatos são os que alcançam maior tamanho.

Protozoários

Protozoários (ou Protozoa) são os microorganismos eucarióticos geralmente unicelulares e heterotróficos (não possui a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimenta de seres vivos).

Sua classificação é controversa, pois inclui diversos seres semelhantes que não possuem relação evolutiva, sendo assim um grupo polifilético (grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos) que une diferentes tipos de organismos microscópicos que não se encaixam no reino Metazoa.

Comentários do Facebook