Patologia

Patologia é o ramo da biologia e medicina focado na análise e estudo de órgãos, tecidos e fluidos corporais, com a finalidade de fazer um diagnóstico das doenças.

Patologia e biomedicina

Biomedicina - biomédicas
Biomedicina. A rotina em um laboratório

A medicina envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Todas as doenças têm causa (ou causas) que age(m) por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais do organismo ou parte dele, produzindo alterações subjetivas (sintomas) ou objetivas (sinais).

O termo patologia tem sido usado, erroneamente, como sinônimo de doença. Tal uso é decorrente da tradução imprópria do inglês pathology.

do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo)

Divisões da Patologia

Toxoplasmose: Toxoplasma gondii
Toxoplasmose. Cisto de T. gondii. by Jitinder P. Dubey

Tradicionalmente, a patologia é dividida em:

Patologia geralEstá envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Por isso é denominada patologia geral, doenças relacionadas a todos os processos patológicos, referentes às células.

Patologia especialExamina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos definidos.

A patologia engloba áreas diferentes como:

EtiologiaEstuda as causas gerais de todos os tipos de doenças, podendo ser determinado por fatores intrínsecos ou adquiridos.

Genética molecular
Genética molecular. by University of Michigan School of Natural Resources & Environment

PatogeniaÉ o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.

Alterações Morfológicas: As alterações morfológicas, que são as alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. É o que pode ser visualizado macro ou microscopicamente.

Fisiopatologia: Estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.

O estudo de sinais e sintomas das doenças é objeto da Propedêutica ou Semiologia, que têm por finalidade fazer seu diagnóstico, a partir do qual se estabelecem o prognóstico, a terapêutica e a profilaxia.

Fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook