Viagem Fantástica do Corpo Humano

Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento ate á morte. Drauzio Varella conta como funciona o incrível processo de envelhecimento nesse especial exibido no Fantástico.

Documentário
Viagem do Corpo Humano

Viagem Fantástica do Corpo Humano
Viagem Fantástica do Corpo Humano. by
Philippe Put

Viagem Fantástica do Corpo Humano

O incrível processo de envelhecimento contado desde o nascimento até a morte. Processos biológicos que nem nos damos conta que estamos enfrentando.
—-

Ao fim da décima semana de idade gestacional, o embrião passa a ser denominado feto. Termina assim o período embrionário e inicia-se o período fetal. No início da fase fetal, o risco de aborto diminui acentuadamente.

O recém-nascido produz movimentos descoordenados, sobressaltos repentinos e tremores devido ao pouco desenvolvimento do sistema nervoso. Quando chora sacode o corpo todo e move todos os membros.

Ontogenia - Embrião humano
Embrião humano de seis semanas

Com 2 a 3 meses move a cabeça para visualização do exterior. Sorri quando balbuciado, emite sons. Aos seis meses, movimenta a mão para pegar objetos, começa a reconhecer a mãe, distinguir entre rostos familiares e desconhecidos, brinca com as mãos.

Dos 7 aos 8 meses consegue se sentar sem apoio, movimenta objetos de uma mão para a outra. Aos 10 meses faz os primeiros movimentos de bípede. Se mantém em pé com apoio, mas não consegue se sentar. Formata fonologicamente as primeiras palavras e arremessa objetos.

Aos 12 meses dá seus primeiros passos independente, melhora na inteligência motora e já consegue se levantar sozinho.

A Incrível Máquina Humana
A Incrível Máquina Humana

Crianças de três a quatro anos começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola.

As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.

O período entre cinco a nove anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.

Comentários do Facebook