Ontogenia

Ontogenia (ou ontogênese) é o estudo do desenvolvimento de um organismo, bem como as transformações ocorridas no seu amadurecimento.

Em uma definição mais ampla, é o estudo das origens e desenvolvimento de um organismo desde o embrião (ovo fertilizado) até atingir sua forma plena, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento.

Ontogenia (ontogênese)

metamorfose - Biologia do desenvolvimento
Metamorfose

Também é definida como a história das mudanças estruturais de uma determinada unidade – que pode ser uma célula, um organismo ou uma sociedade de organismos – sem que haja perda da organização que permite a existência daquela (Maturana e Varela, 1987, p.74).

A ontogenia é estudada em biologia do desenvolvimento (estudo do processo pelo qual animais e plantas crescem e se desenvolvem). O termo ontogenia tem sido usado na biologia celular para descrever o desenvolvimento de vários tipos celulares num determinando organismo.

Teoria da Recapitulação

Esta ciência está associada à filogenia. Por isso, o naturalista alemão Ernst Haeckel propôs a Teoria da Recapitulação, na qual o desenvolvimento de um organismo individual reflete de alguma forma o desenvolvimento biológico da espécie ou das espécies.

O estudo de Stephen Jay Gould, Ontogenia e Filogenia (1977), sistematiza e discute esta questão, apontando que essa ideia pode ser encontrada desde os estudos de Aristóteles.

Os dois principais estudos que desenvolveram inicialmente esta questão foram os dos cientistas Ernst Haeckel, publicados entre os anos de 1862 e 1905, e Karl Ernst von Baer, publicados entre os anos de 1814 e 1897. Haeckel também é o criador dos termos ontogenia, filogenia e do tão conhecido, ecologia.

Ontogenia - Embrião humano
Embrião humano com seis semanas 

A ontogenia é a história do desenvolvimento de um organismo dentro de sua própria vida, como distinta da filogenia, no que se refere à história evolutiva de uma espécie.

A ontogenia descreve como se desenvolve um ser humano ou um animal. Esta ciência foca sobretudo na etapa embrionária, quando se produz a fertilização do óvulo.

fonte: Wikipedia.org    

Comentários do Facebook