BiodiversidadeBioéticaBiomédicasBotânicaConservaçãoVídeos

Plantas Medicinais Brasileiras

Plantas Medicinais Brasileiras: Apesar do uso tradicional de plantas medicinais por séculos no Brasil, raros são os medicamentos registrados no Brasil com plantas nativas. Por outro lado, existem muitas patentes registradas no exterior com o patrimônio genético brasileiro.

Confira um pouco das plantas, da história e do panorama moderno das plantas e ervas medicinais brasileiras neste documentário produzido pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (CEPLAMT – UFMG).

Plantas Medicinais Brasileiras
Documentário

Flor do cupuaçu - Plantas Medicinais Brasileiras
Flor do Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)

O Brasil abriga cerca de 22% da biodiversidade vegetal do planeta. Uma das mais ricas floras medicinais do mundo.

Além disso possui uma rica medicina popular relacionada ao uso das plantas, proveniente da miscigenação de diferentes culturas.

Todavia, a medicina herdada da cultura indígena, baseada no uso das plantas medicinais nativas, ainda é pouco conhecida e estudada.

Apesar do uso tradicional de plantas medicinais por séculos, raros são os medicamentos registrados no Brasil com plantas nativas. Por outro lado, existem muitas patentes registradas no exterior com o patrimônio genético brasileiro.

Ipê Roxo
Ipê Roxo/Pau-d’arco, Tabebuia avellanedae: Arteriosclerose, fortifica o sangue, úlceras. by mauroguanandi

Plantas medicinais brasileiras na mira da biopirataria

As plantas medicinais brasileiras são alvo da biopirataria, utilizadas pela indústria farmacêutica rendendo grandes lucros para o país que as registrou.

Algumas das muitas plantas brasileiras com usos medicinais que foram registradas em outros países são o cupuaçu, açaí, andiroba e o jaborandi.

A utilização das ervas medicinais e da fitoterapia estão em expansão em todo o mundo.

As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história por sua capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes e para a defesa contra o ataque de predadores, tais como insetos, fungos, herbívoros e mamíferos.

Link complementar:

 

Comentários do Facebook