BotânicaMamíferosMastozoologia

Nutrição das plantas carnívoras

Nutrição das plantas carnívoras: segundo um novo estudo, publicado no dia 28 de outubro na revista científica Annals of Botany, a coleta de fezes de mamíferos representa uma importante estratégia de nutrição em Nepenthes.artigo original www.biologo.com.br

Nutrição das plantas carnívoras por excrementos de mamíferos

9/12/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo 

Nepenthaceae é uma família de plantas carnívoras angiospérmicas da ordem Caryophyllales. O grupo é monotípico, contando somente com um gênero, Nepenthes, com cerca de 170 espécies que ocorrem nos trópicos do Velho Mundo. Top 20 Nepenthes GIFs | Find the best GIF on Gfycat

Essas plantas se tornaram muito conhecidas pelo seu modo engenhoso de lidar com a falta de nutrientes. Elas atraem animais para o interior de suas folhas modificadas em forma de jarro, usando para tal suas cores e os odores segregados pelas glândulas situadas na base da tampa.

Uma vez, presos na armadilha, esses animais — normalmente insetos ou pequenos artrópodes — podem ser digeridos pela planta, obtendo assim principalmente nitrogênio e fósforo para complementar suas necessidades de nutrientes para o crescimento. Mais raramente, certas espécies do gênero podem capturar até pequenas aves, e ainda mais raramente, pequenos roedores.

Nutrição das plantas carnívoras
in Cross, van der Ent, Wickmann, Skates, … et Robinson. 2022. DOI: 10.1093/aob/mcac134

Pouco se sabe sobre o sucesso das diferentes estratégias usadas por plantas carnívoras na obtenção de nutrição suplementar.  Mas um novo estudo, publicado no dia 28 de outubro na revista científica Annals of Botany, sugere que a captura de excrementos de mamíferos por Nepenthes é uma estratégia eficaz de nutrição heterotrófica.

Espécies com adaptações para capturar excrementos de mamíferos ocorrem exclusivamente em altitudes elevadas, onde estudos anteriores sugerem que presas (invertebrados) são menos abundantes e menos frequentemente capturadas.

Com esta sofisticada estratégia nutricional essas plantas garantem o precioso nitrogênio em ambientes onde as presas de invertebrados podem ser escassas.

Fontes e referências: 

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook