ComportamentoEmbriologiaEntomologiaHerpetologiaZoologia

Metamorfose

Metamorfose: Metamorfose é o processo de desenvolvimento pós embrionário que ocorre em diversos animais.

O fenômeno normalmente ocorre em uma transformação rápida e evidente na estrutura corporal, a partir de uma larva para um estágio larval mais desenvolvido ou mesmo para um indivíduo adulto. 

Metamorfose

A transformação envolve mudanças de hábitat, alimentação e comportamento e geralmente induzida por fatores ambientais como a luz ou a temperatura e mediada por hormônios.

Animais que apresentam este padrão de ciclo de vida possuem desenvolvimento indireto, diferente de mamíferos, que apresentam desenvolvimento direto.

Diversos grupos animais apresentam desenvolvimento indireto com estágios larvais. Entre eles estão os Poríferos (esponjas), Cnidários, PlatelmintosMoluscos, Anelídeos (poliquetas), Artrópodes, Equinodermos e Cordados.

Insetos e anfíbios são dois grupos de animais cujo processo de metamorfose foi amplamente estudado. Abaixo, confira o vídeo da Metamorfose da borboleta Monarca.

Vídeo: Metamorfose da borboleta Monarca

Metamorfose em insetos

Acleris laterana - Micromariposa
Micromariposa Acleris laterana.

O crescimento dos insetos é bastante diferenciado em relação à maioria dos animais. Insetos não apresentam crescimento contínuo, uma vez que são recobertos por um exoesqueleto rígido de quitina.

O crescimento deles ocorre de forma modular, através de sucessivos estágios de muda (ou ecdise), quando ocorre a troca do exoesqueleto quitinoso.

Os estágios larvais dos insetos holometábolos portanto, ocorrem entre as mudas, e estes estágios entre mudas são denominados instares larvais.

Após o último instar larval ocorre o encasulamento numa pupa. Este é um estágio dormente no qual ocorre a degradação de estruturas larvais e o desenvolvimento acelerado de estruturas características de um indivíduo adulto sexualmente maduro.

Estas estruturas são formadas a partir dos discos imaginais e histoblastos (células ainda não diferenciadas) presentes na larva. Ao fim deste desenvolvimento acelerado, o inseto adulto emerge do casulo, completando o processo de metamorfose.

metamorfose - Biologia do desenvolvimento

Metamorfose em anfíbios

reprodução dos anfíbios
Universo dos anfíbios. by Geoff Gallice

Uma das principais características dos anfíbios é a capacidade de realizar metamorfose, possibilitando a transição destes organismos de um meio aquático para um ambiente predominantemente terrestre.

O desaparecimento da cauda e das brânquias e surgimento dos membros estão entre as mudanças morfológicas mais evidentes na transformação do girino para o sapo.

Também ocorre a mudança da posição dos olhos, que são laterais nos girinos, permitindo a visão panorâmica necessária para fugir de predadores, e passam para a frente da cabeça nos sapos, que possibilitam a visão binocular, essencial para comportamentos predatórios.

Leia também: 

Comentários do Facebook