EvoluçãoTaxonomiaVídeos

A origem de Darwin

A origem de Darwin: a teoria evolutiva darwiniana determinou drasticamente o cenário da ciências biológicas, tornando-se a explicação dominante sobre o porquê da enorme biodiversidade em nosso planeta. Mas como o cientista se aventurou na ciência e na natureza? Confira depoimentos e informações históricas em um breve documentário sobre Charles Darwin.

A origem de Darwin: documentário 

12/9/2022 :: postado por Marco Pozzana, Biólogo

Convalescendo em seus últimos dias, Charles Darwin já havia convencido a maior parte dos cientistas de que sua proposta sobre a evolução das espécies fazia sentido. Naquela altura, suas ideias revolucionárias já o tinham consagrado como um cientista mundialmente famoso e respeitado.

Tudo sobre Darwin - Jovem
Tudo sobre Darwin

Em junho de 1909, embora poucos daquele tempo concordassem com sua visão de que a “seleção natural era a principal, mas não a forma exclusiva de modificação”, Darwin foi honrado por mais de 400 oficiais e cientistas do mundo todo que se encontraram em Cambridge para comemorar o centenário de seu nascimento e o quinquagésimo aniversário da publicação de A Origem das Espécies.

No início do século XX, em um período que ficou conhecido como “O eclipse do darwinismo”, cientistas propuseram várias alternativas de mecanismos evolutivos, que se provaram insustentáveis. Ronald Fisher, um estatístico inglês, finalmente uniu a genética mendeliana com a seleção natural, síntese realizada entre o período de 1918 até 1930, ano do lançamento de seu livro The Genetical Theory of Natural Selection.

Documentário: Filosofia das Origens

Darwin proveu à teoria uma base matemática e estabeleceu um largo consenso científico de que a seleção natural é o mecanismo básico da evolução, portanto a base da genética populacional e da síntese evolutiva moderna, juntamente com J. B. S. Haldane e Sewall Wright, os quais lançaram os pilares dos debates evolutivos modernos e o refinamento da teoria.

Darwin atualizado

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook