BioéticaHistóriaIctiologiaZoologia

Aristóteles

Aristóteles (384 a.C. — 322 a.C.): Mais do que um cientista, Artistóteles era essencialmente um pensador.

Seus escritos abrangem diversos assuntos, como biologia, zoologia, física, biologia, poesia, música, lógica, governo, ética, entre outros.

Aristóteles 

Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.  Mas também é considerado como o fundador das ciências como uma disciplina.

Aristóteles deixou muitas obras naturalistas, como: História dos Animais; As partes dos animais; Movimentos dos animais e Pequeno tratado de história natural e muitas outras obras sobre anatomia e botânica que se perderam e tratavam sobre o estudo de cerca de 400 animais que buscou classificar, tendo dissecado e cerca de 50 deles.

Também realizou observações anatômicas, embriológicas e etológicas detalhadas de animais terrestres e aquáticos (moluscos e peixes), fez observações sobre cetáceos e morcegos. Embora suas conclusões sejam muitas vezes equivocadas, sua obra não deixa de ser notável.

Aristóteles - Obra
Pioneirismo

Seus escritos de biologia e zoologia correspondem a mais de uma quinta parte de sua obra, nelas trabalha sobre a noção de animal, a reprodução, a fisiologia e a classificação.

Aristóteles foi quem iniciou os estudos científicos documentados sobre peixes sendo o precursor da ictiologia (a ciência que estuda os peixes), catalogou mais de cem espécies de peixes marinhos e descreveu seu comportamento. É considerado como elemento histórico da evolução da piscicultura e da aquariofilia, separou mamíferos aquáticos de peixes e sabia que tubarões e raias faziam parte de grupo que chamou de Selachē (Chondrichthyes).

A classificação dos seres vivos

Aristóteles
Aristóteles (óleo sobre tela, de Francesco Hayez, 1811)

Era um filósofo grego antigo e não exatamente um biólogo. Mas só porque em sua época não existia formação em biologia. Porém, é inegável que era um cientista nato e seu trabalho sobre a classificação de seres vivos foi revolucionário.

Referido como a “Escada da Vida”, o sistema de classificação de Aristóteles ainda estava em uso até o século XIX. Aristóteles foi o primeiro a reconhecer as relações entre as espécies e organizá-las por suas semelhanças.

Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam sendo objeto de estudos acadêmicos.

Embora Aristóteles tenha escrito muitos tratados e diálogos formatados para publicação, apenas cerca de um terço de sua produção original sobreviveu, nenhuma delas destinada à publicação.

Aristóteles – vida e obra

A biologia na antiguidade

Foi retratado por grandes artistas, como Rafael Sanzio e Rembrandt. As primeiras teorias científicas modernas, incluindo a circulação do sangue de William Harvey e a cinemática de Galileu Galilei, foram desenvolvidas em reação às de Aristóteles.

No século XIX, George Boole deu à lógica de Aristóteles uma base matemática com um sistema de lógica algébrica.

Mais de 2.300 anos depois de sua morte, continua sendo uma das pessoas mais influentes que já viveram. Ele contribuiu para quase todos os campos do conhecimento humano e foi o fundador de muitas áreas novas.

Comentários do Facebook