As dúvidas do sr. Darwin
As dúvidas do sr. Darwin: O pensamento e os aspectos metódicos e angustiantes da personalidade do naturalista. A obra conta a história do homem que mudou a ciência ao propor a ocorrência da seleção natural.
As dúvidas do sr. Darwin
12/10/2020 :: Por Josué Fontana
As observações e investigações feitas por Charles Darwin durante os quase cinco anos em que explorou terras desconhecidas a bordo do Beagle e os vinte que se seguiram ao desembarque na Inglaterra, puseram a seleção natural num lugar antes ocupado por Deus: o de criador da diversidade biológica.
As aves e tartarugas que o jovem naturalista coletou nas ilhas Galápagos eram exemplos de algo que não poderia ser coincidência: áreas isoladas abrigam plantas e animais parecidos, mas um pouco diferentes.
Por que Deus criaria essas pequenas variações sobre os mesmos temas? Depois de muita reflexão e estudo, Darwin concluiu que organismos com características que lhes conferissem maior sucesso em determinadas regiões deixariam mais descendentes.
O pensamento de Darwin
Consciente da celeuma que suas ideias causariam na sociedade britânica do século XIX, Darwin foi incansável em levantar provas e construir argumentos. Mas precisou de um empurrãozinho – a ameaça de perder a autoria da ideia para Alfred Russel Wallace, que estava na mesma trilha – para completar sua obra.
Em As dúvidas do sr. Darwin, um livro divertido e acessível, David Quammen expõe não só o pensamento, mas também o homem metódico e angustiado que foi o “pai da teoria da evolução”.
O autor: David Quammen
É um escritor americano de ciências, natureza e viagens e autor de quinze livros. Por 15 anos ele escreveu uma coluna chamada Natural Acts “Atos Naturais” para a revista Outside. Seus artigos também foram publicados na National Geographic, Harper’s, Rolling Stone, New York Times Book Review, The New Yorker e outros periódicos.
Você precisa fazer login para comentar.