Biologia — a ciência que estuda os seres vivos: Esta vasta e complexa ciência não tem limites definidos. Novas disciplinas ainda são criadas de acordo com a necessidade do mercado.
A biologia tornou-se um campo de investigação tão grande que geralmente não é estudada como uma única disciplina, mas dividida em várias disciplinas subordinadas.
Biologia: a ciência do estudo dos seres vivos
Do grego βίος (bios), vida, e λόγος (logos), palavra, ideia.
A palavra biologia no seu sentido moderno parece ter sido introduzida independentemente por Gottfried Reinhold Treviranus (Biologie oder Philosophie der lebenden Natur, 1802) e por Jean-Baptiste Lamarck (Hydrogéologie, 1802). A palavra pode ter sido cunhada em 1800 por Karl Friedrich Burdach.
Biologia (ou ciências biológicas)
As ciências biológicas investigam a origem, evolução e o funcionamento dinâmico dos organismos, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico.
A vida na Terra teria surgido há cerca de três bilhões de anos, provavelmente quando formas primitivas desenvolveram estratégias mais eficazes de captar energia do sol, segundo estudo publicado na revista científica Nature.
O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é o foco de uma importante área biológica, a biologia evolutiva, que contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes.
- Documentário A biografia de Charles Darwin
- Biologia no Brasil
- Pioneiros da biologia
- Biologia é aventura
A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. Conheça os Principais ramos da biologia.
A biomedicina é outra área da biologia de grande relevância para a sociedade.
Esta ciência atua no campo de interface entre Biologia e Medicina, com ênfase na pesquisa das doenças humanas, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e aprimorar diagnósticos e tratamentos.
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, por isso seu estudo é tão importante para os biólogos. Esse é o tema da biologia celular, mas o conhecimento sobre as células também é importante para diversas outras áreas biológicas, como na histologia, biologia molecular, bioquímica, biofísica, genética molecular e muitas outras.
Interações entre as espécies – biologia
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
A ecologia estuda a distribuição e a abundância dos organismos vivos e as interações dos organismos entre si e com o seu ambiente.
A etologia estuda o comportamento animal (com ênfase nos animais sociais como os primatas) e é por vezes considerada um ramo da zoologia.
Estudando os animais – Zoologia
A zoologia é a parte da biologia dedicada ao estudo dos animais.
A classificação científica em zoologia é o método pelo qual os zoologistas agrupam e categorizam organismos pelo seu tipo biológico, como gêneros e espécies.
Os Reinos da Biologia
Organizar e classificar a enorme variedade de organismos existentes é um dos desafios dos biólogos.
O Reino é uma categoria superior da classificação científica dos organismos. O conceito foi introduzido por Lineu no século XVIII. Antigamente, os seres vivos eram classificados em somente dois Reinos: Animal e Vegetal. No entanto, hoje os organismos foram melhor organizados.
O nível mais alto de classificação biológica são os domínios. Antes de o DNA poder ser usado para classificar organismos, os seres vivos eram classificados em Procariontes, organismos sem núcleo organizado, e Eucariontes, que possuem núcleo organizado.
Sistema dos cinco reinos
No sistema moderno, a organização em cinco reinos é muito usada, entretanto os vírus não se encontram incluídos nesse sistema. Muitos biólogos sequer consideram vírus como seres vivos e o tema é alvo de muita divergência, assim, muitos cientistas consideram o sistema de cinco reinos ultrapassado. Por essa e outras razões, existem outras propostas com 6 ou 8 reinos. Todavia, veremos aqui somente o sistema dos cinco reinos, ainda amplamente usado na literatura científica.
- Reino Monera – Organismos unicelulares, com células procariontes, autotróficos (capazes de fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento) ou heterotróficos (não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos). Exemplos: Bactérias e Algas Azuis (Cianobactérias).
-
Reino Protista – Protozoários e algas unicelulares. Grupo diverso de organismos eucariontes que inclui a maioria dos organismos que não se encaixam nos reinos Animalia e Plantae (Saiba mais em protistas).
- Reino Plantae – Reino das plantas: diverso grupo de organismos multicelulares fotossintetizantes. As plantas são estudadas na botânica.
- Reino Fungi – Reino dos fungos, organismos eucariotas e heterotróficos que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores e cogumelos. Hoje os fungos são classificados num reino separado das plantas. Uma dos motivos para essa separação é o fato das células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina e glucanos, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Fungos são estudados na micologia.
- Reino Animalia – Reino dos animais, organismos multicelulares e heterotróficos. Os animais são estudados na zoologia.
Biólogo – o cientista da biologia
O profissional formado pode atuar em grande variedade de áreas, desenvolvendo seus estudos por meio do método científico. Trabalha em laboratórios de pesquisa, universidades, laboratórios de análises clínicas, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.
Os biólogos executam atividades técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas. (Saiba mais no vídeo: O que faz o biólogo?)
• As maiores descobertas da história da biologia
Biologia no Brasil
A ciência brasileira conseguiu nas últimas décadas uma posição significativa no cenário internacional e o país tem hoje uma organização bem desenvolvida na ciência. E muitos foram os biólogos brasileiros que desenvolveram pesquisas de grande importância mundial. Para saber mais, leia Biologia no Brasil.