EvoluçãoGenéticaMastozoologiaOrnitologiaPaleontologiaPrimatologiaTaxonomiaVídeosZoologia

Biologia Evolutiva

A biologia evolutiva (ou Biologia Evolucionista) é o ramo da biologia dedicado ao estudo da origem e a descendência das espécies e sua evolução.

O profissional da biologia evolutiva é comumente conhecido como biólogo evolutivo ou evolucionista.

Biologia Evolutiva

O estudo da evolução é o conceito central unificador na biologia.

Na década de 1990 a biologia do desenvolvimento reuniu-se à biologia evolutiva, depois de ser inicialmente excluída, através do estudo da biologia do desenvolvimento evolutivo.

A Biologia Evolucionista como disciplina acadêmica surgiu como resultado da síntese evolutiva moderna nas décadas de 1930 e 1940. Entretanto, foi apenas nas décadas de 1970 e 1980, que um número significativo de universidades passou a ter departamentos que incluíam especificamente o termo Biologia Evolucionista em seus títulos.

Richard Dawkins

Biologia Evolutiva
A estudante de Biologia Evolutiva Susan Cheng no laboratório. by University of Michigan School of Natural Resources & Environment

A biologia pode ser dividida de várias maneiras. Um modo é pelo nível de organização biológica, de molécula para célula, de organismo para população.

Outra forma é por grupo taxonômico, com campos como zoologia (todos os animais), ornitologia (aves) e herpetologia (répteis e anfíbios).

Uma terceira via é a abordagem, como biologia de campo, biologia teórica, evolução experimental e paleontologia. Estas formas alternativas de dividir o assunto podem ser combinadas com a biologia evolutiva para criar subcampos como a ecologia evolutiva e a biologia evolutiva do desenvolvimento.

Subcampos da Biologia Evolutiva

Sistemática
Variação dorsal e ventral da coloração de espécimes preservados de sapos Hypsiboas maculateralis adultos.

O campo da Biologia Evolutiva pode ser referido como um meta campo, pois abrange cientistas de várias disciplinas tradicionais, taxonomicamente-orientadas.

A biologia evolutiva geralmente envolve cientistas de áreas especializadas em determinadas categorias de organismos, como mastozoologia, ornitologia ou herpetologia, mas que utilizam esses organismos como sistemas para responder questões gerais da evolução.

Geralmente, ela também inclui paleontólogos, que usam fósseis para responder questões relacionadas ao modo e ao tempo da evolução, bem como teóricos em áreas como genética de populações e teoria evolutiva.

 

Evolução do tamanho
A Evolução do tamanho – Documentário Completo
Documentário A biografia de Charles Darwin
Documentário A biografia de Charles Darwin

Nos EUA, como resultado do rápido crescimento da Biologia Molecular e da Biologia Celular, muitas universidades dividiram (ou agregaram) seus departamentos de Biologia em departamentos no estilo Biologia Celular e Molecular e Biologia Evolucionista e Ecologia (que geralmente incorporaram antigos departamentos de Paleontologia, Zoologia e afins).

A Microbiologia foi recentemente desenvolvida em uma disciplina evolutiva. Ela foi originalmente ignorada devido à escassez de traços morfológicos e à falta de um conceito de espécie na microbiologia.

Agora, os pesquisadores evolucionistas estão explorando nossa extensa compreensão da fisiologia microbiana, a facilidade da genômica microbiana, e o curto tempo de cada geração de alguns micróbios a fim de responder questões evolutivas. 

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook