Dia do pau-brasil: 3 de maio
Dia do pau-brasil: poucos sabem que o nome do nosso país foi originado de uma árvore da Mata Atlântica brasileira. Tampouco que 3/5 é a data escolhida para celebrar esta planta que quase foi levada à extinção pelos colonizadores.
Dia Nacional do Pau-brasil: 3 de maio
3/5/2022 :: Por Marco Pozzana, biólogo
Considerada a primeira riqueza explorada pelos colonos portugueses em nossas terras, o pau-brasil (Paubrasilia echinata, ex- Caesalpinia echinata) impulsionou um lucrativo comércio, cuja matéria-prima destinava-se a tingir tecidos na cor vermelha, muito apreciada pelos europeus na época.
Muitos anos de exploração da madeira da árvore se seguiram. A resina vermelha era usada pela indústria têxtil como alternativa aos corantes existentes naquele tempo, conferindo aos tecidos uma cor mais atraente. Além disso, a madeira vermelha era aproveitada na marcenaria. Criou-se uma enorme demanda pela árvore brasileira.
Séculos de exploração
Calcula-se que mais de 70 milhões de árvores foram derrubadas para satisfazer o mercado europeu. Até mesmo corsários franceses buscavam roubar a preciosa carga dos navios portugueses. Foi uma expedição de piratas buscando o pau-brasil que, em 1555, estabeleceu uma colônia no lugar hoje chamado Rio de Janeiro.
Em menos de um século, já não havia mais árvores suficientes para suprir a demanda, dificultando muito a exploração da planta. Em 1875, finalmente entrou no mercado a anilina, botando fim na procura da madeira como corante.
Naquela altura o estrago já estava feito — pouco sobrou do pau-brasil na Mata Atlântica, onde antes abundava — mas ainda não havia cessado. O cultivo da cana-de-açúcar e do café, o crescimento populacional e consequente desmatamento da faixa litorânea levaram a espécie à beira da extinção.
Outros nomes: ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta

Felizmente, aos poucos iniciou-se um movimento de conscientização e Dom Pedro II (1825 – 1891) ajudou a preservar a Mata Atlântica. No séc. XX foi feito um esforço para reproduzir e plantar as mudas da planta a partir de sementes, com relativo sucesso.
Mesmo com os esforços, a Paubrasilia echinata está listada na IUCN como ‘ameaçada’, e ainda é usada na confecção de arcos para violino e móveis finos.

Dia Nacional do Pau-Brasil – 3 de Maio
O pau-brasil foi decretado como a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978 pela da Lei nº 6.607. É a única árvore brasileira protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da madeira ilegal.
Em 3 de maio celebramos o Dia Nacional do Pau-Brasil. Nesse dia, o objetivo é promover o reflorestamento e conscientização sobre a importância da espécie para o Brasil e sua identidade.
Sinônimos: Guilandina echinata (Lam.) Spreng. l Caesalpinia echinata (Lam.) 1785.
Fontes e referências:
- Gagnon, Edeline; Anne. «A new generic system for the pantropical Caesalpinia group (Leguminosae)». PhytoKeys (em inglês).
- Varty, N. 1998. Caesalpinia echinata. The IUCN Red List of Threatened Species 1998: e.T33974A9818224. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.1998.RLTS.T33974A9818224.en. Accessed on 03 May 2022. (em inglês).
- Paubrasilia echinata – Wikipedia.org
- Pau-Brasil de 500 anos e circunferência recorde é achado na Bahia [10/12/2020]. noticias.uol.com.br.