Dia Internacional da Onça-Pintada
Dia Internacional da Onça-Pintada: Anunciado por ONGs e líderes mundiais durante COP 14, que aconteceu no Egito, data recém criada se torna um marco ambiental na luta contra a extinção da espécie.
Dia Internacional da Onça-Pintada
Dia 29 de novembro, comemoramos o Dia Internacional da Onça-Pintada.
O anúncio da nova data comemorativa internacional foi feito pela Wildlife Conservation Society (WCS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), a WWF, a Panthera, além de representantes de vários Governos durante a COP 14 da Convenção sobre Diversidade Biológica, que acontece de 17 a 29 de novembro, em Sharm El-Sheikh, no Egito.
A inciativa pretende chamar a atenção sobre o papel dessa espécie como indicador de um ecossistema saudável, as ameaças que a Onça Pintada enfrenta, e os esforços de conservação para garantir a sua sobrevivência.
Originalmente encontrada em todos os biomas brasileiros, a espécie é classificada como vulnerável e, em algumas regiões do país, está praticamente extinta. É o maior carnívoro da América Latina, e está presente em 18 países do continente americano.
Evento lança ainda um “Plano de Conservação para as Américas”, firmando compromisso de preservação até 2030
“O decreto da nova data comemorativa representa um referendo importante para a WCS Brasil. É uma forma de reconhecimento e certamente irá fortalecer as iniciativas temos desenvolvido junto a entidades parceiras para a conservação da espécie”, destaca Carlos Durigan, diretor executivo da WCS Brasil.
29 de novembro
Também durante a COP14 foi lançado o documento “Onça-Pintada 2030, um Plano de Conservação para as Américas”, um compromisso global sem precedentes que tem como objetivo fortalecer o corredor ecológico da espécie, do México à Argentina, e garantir 30 áreas prioritárias de conservação até 2030.
Essa iniciativa ousada e regional, irá orientar novos canais para uma cooperação internacional eficaz e aumentar a conscientização sobre a importância de projetos de conservação para a Onça.
WCS – Brasil
A WCS-Brasil atua ativamente desde 2013, em parceria com outras instituições, na conservação, pesquisa e monitoramento da Onça, principalmente, na Amazônia brasileira e no Pantanal / Cerrado.
A proposta é manter e, se possível, aumentar as populações de Onça, e utilizar essa espécie não somente como um ícone da vida silvestre, mas também como um símbolo da saúde da natureza no planeta.
Uma dessas iniciativas é a Aliança da Onça-Pintada, que reúne 16 organizações parceiras, e se propõe a ser um fórum de colaboração entre projetos de conservação da Onça-pintada na Amazônia brasileira, e incentivar a incorporação de planejamentos para a conservação da espécie em projetos de desenvolvimento nesse bioma.
Você precisa fazer login para comentar.