Dia Mundial dos Oceanos 2025
Celebração e Compromisso: o Dia Mundial dos Oceanos de 2025 deve ser o mais expressivo e impactante de todos os tempos. O movimento ganha força com a coincidência da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, na França.

Dia Mundial dos Oceanos 2025: Celebração e Compromisso
8/6/2025 :: por Marco Pozzana, biólogo
No dia 8 de junho, pessoas em todos os continentes se unirão para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, honrando o vasto oceano que nos conecta e sustenta a vida neste planeta azul que compartilhamos. Diante da crescente urgência das crises oceânica, climática e da biodiversidade, destaca-se a ascensão de jovens líderes ao redor do mundo, cuja atuação vigorosa se consolida como uma das forças mais promissoras na defesa do futuro do nosso planeta. Em uníssono, a mensagem ecoa com clareza: o futuro pertence às novas gerações — e é por meio de sua liderança que se poderá construir um mundo mais justo, resiliente e sustentável.

- Dia Mundial dos Oceanos
- Por que redes de arrasto não são proibidas?
- Sylvia Earle na luta pelos oceanos
Neste ano, o Dia Mundial dos Oceanos promete ser o mais expressivo e impactante de todos os tempos. Impulsionado pelo êxito de milhares de eventos realizados em 178 países no ano anterior, o movimento ganha ainda mais força com a coincidência da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que terá lugar na França. Esse encontro amplia o chamado global à ação e reforça a necessidade de iniciativas concretas para proteger os mares.
Agentes de mudança
Entre os pilares centrais desse movimento internacional encontra-se o Conselho Consultivo da Juventude do Dia Mundial dos Oceanos, formado por 25 jovens engajados, provenientes de 24 países distintos. Esses agentes de mudança, em conjunto com milhares de outros jovens em todo o mundo, vêm desempenhando papel decisivo na construção de novas práticas de conservação marinha, na defesa do clima e no fortalecimento de lideranças transformadoras.

“Os jovens não são apenas os líderes de amanhã — nós lideramos hoje. Nossas vozes, perspectivas e soluções já estão remodelando o discurso climático. As ferramentas para nos incluir já existem; o que falta é a vontade consistente de ouvir e agir. Continuaremos a nos manifestar e seremos ouvidos.”
— Paulina Slawek, Polônia
Desde seu lançamento, em 2016, o Conselho Consultivo já envolveu 148 jovens, entre membros ativos e ex-integrantes, representando 61 países. Esses líderes atuam com entusiasmo e competência, promovendo ações em suas comunidades, defendendo políticas públicas e inspirando pessoas de todas as idades a se engajarem, não apenas no 8 de junho, mas ao longo de todo o ano.
“Os jovens merecem ser incluídos na tomada de decisões de alto nível porque trazemos perspectivas relevantes e vivenciadas, e porque essas decisões ecoarão por nossas vidas por mais tempo.”
— Amber Pineda, Guam
A Importância do Dia Mundial dos Oceanos
Mais do que uma data comemorativa, o Dia Mundial dos Oceanos constitui um movimento global que evidencia a importância vital do oceano para a vida na Terra e convida cada indivíduo a participar ativamente da construção de um futuro marinho saudável. O oceano, verdadeiro sistema de suporte à vida do planeta, regula o clima, gera mais da metade do oxigênio que respiramos, impulsiona a economia global e abriga a maior diversidade biológica do planeta.
Além de seu papel ecológico e econômico, o oceano carrega profundo valor cultural, espiritual e recreativo para populações costeiras e interioranas, conectando pessoas de diferentes origens e histórias através de sua presença constante e inspiradora.

Reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas desde 2008, o Dia Mundial dos Oceanos tem suas origens na iniciativa do The Ocean Project, que passou a coordenar o evento globalmente a partir de 2002. De lá para cá, o movimento cresceu exponencialmente, mobilizando uma rede diversa que envolve jovens, organizações não governamentais, instituições educacionais, empresas, aquários, governos e cidadãos conscientes em todo o mundo.
O portal WorldOceanDay.org funciona como ponto de encontro e central de recursos gratuitos, oferecendo informações, materiais e oportunidades para que indivíduos e instituições possam agir em defesa do oceano e do clima durante o ano inteiro. Para acompanhar e participar dessa mobilização planetária, siga @WorldOceanDay
Fontes e referências:
- Duarte, C. M., Agustí, S., Barbier, E., Britten, G. L., Castilla, J. C., Gattuso, J. P., … & Worm, B. (2020).
Rebuilding marine life. Nature, 580(7801), 39–51. https://doi.org/10.1038/s41586-020-2146-7 - O’Brien, K., Selboe, E., & Hayward, B. M. (2018). Exploring youth activism on climate change: Dutiful, disruptive, and dangerous dissent. Ecology and Society, 23(3): 42.
- IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change). (2023). Climate Change 2023: Synthesis Report.
- World Ocean Day 2025 – worldoceanday.org/

Descubra mais sobre Biólogo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.









