Fauna brasileira: documentário
Fauna brasileira: poucos biólogos tem a oportunidade de conferir de perto as maravilhas da nossa biodiversidade. Nesse documentário NetGeo, imagens de rara beleza captadas pelos melhores profissionais da fotografia mundial.
Fauna brasileira: documentário
20/10/2021 :: Josué Fontana
A vida selvagem do Brasil é mesmo fascinante e na Mata Atlântica encontramos um grande centro de endemismo, abrigados em formações vegetais heterogêneas, que vão de campos abertos em regiões montanhosas até florestas chuvosas perenes nas terras baixas do litoral.

Grande parte dessa floresta está fragmentada. Por isso, a criação de corredores ecológicos ligando os principais remanescentes de floresta são fundamentais para a conservação da biodiversidade.
Mesmo degradada e fragmentada, a mata ainda é exuberante, lar de muitos animais formidáveis, como os Muriquis. Veja no documentário abaixo um pouco dessa riqueza.
Brasil selvagem indomado: Jóias da Selva

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade no Planeta
Na região da Mata Atlântica é onde residem cerca de 70% da população brasileira, o que é refletido na degradação que sofreu o bioma. Apesar do desmatamento elevado, a região é a que mais possui unidades de conservação na América Latina, apesar de muitas serem pequenas e insuficientes para manutenção de processos ecológicos e biodiversidade.
Na conservação da fauna, o uso de “espécies bandeira” tem sido útil tanto na preservação de determinadas espécies, como o caso do mico-leão-dourado e do muriqui, quanto na conservação do bioma e conscientização da população.
Fontes e referências
- TABARELLI, M.; et al. (2005). «Desafios e oportunidades para a conservação da Mata Atlântica brasileira». Megadiversidade.
- THOMAS, W. W.; AMORIM, A. «Deforestation and Conservation». Northeast Atlantic Coastal Forest Project. (em inglês).
- «Fitofisionomias da Mata Atlântica». Web Artigos.