BiomédicasVídeos

História da Medicina

História da Medicina: A história da medicina é a história das grandes contribuições de todos os povos a esta arte e prática universal que constitui a medicina. No documentário abaixo você confere as principais descobertas da história da medicina.

História da Medicina: documentário

De Humani Corporis Fabrica – História da Medicina

Anatomia humana
Anatomia

De Humani Corporis Fabrica Libri Septem é um livro de anatomia humana, escrito por Andreas Vesalius em 1543. Considerado um dos mais influentes livros científicos de todos os tempos,

De Humanis Corporis Fabrica é conhecido sobretudo por suas ilustrações, algumas das mais perfeitas xilogravuras jamais realizadas.

É resultado dos trabalhos de Vesalius como professor da Universidade de Pádua, onde realizou inúmeras dissecações de cadáveres. Nesses estudos, ele refutou grande parte das teorias do médico greco-romano Galeno acerca do corpo humano, expostas por ele nesse trabalho.

A Incrível Máquina Humana
A Incrível Máquina Humana

Para a impressão da obra, ele não poupou gastos: contratou os melhores artistas — entre eles o desenhista Jan Stephen van Calcar, discípulo de Tiziano, que realizou as gravuras nas duas primeiras partes — e xilógrafos para preparar as gravuras a serem impressas.

Para a realização desse último serviço, foi escolhido o impressor Johannes Oporinus, de Basileia, chegando a ir até esta cidade para supervisionar pessoalmente os trabalhos. Graças a isso, esta obra é um magnífico exemplo do que havia de melhor na produção de livros na Renascença, com 17 desenhos de página inteira, além de diversas ilustrações acompanhadas de texto.

Karl Landsteiner – História da Medicina

Karl Landsteiner foi um médico e biólogo austríaco naturalizado estadunidense.

Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO, e foi descobridor do fator RH.

As maiores descobertas da história da biologia
As maiores descobertas da história da biologia

Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não.

Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.

É recordado também por ter sido um dos proponentes do termo “anticorpo”, para as substâncias responsáveis pela aglutinação do sangue.

Louis Pasteur – História da Medicina

Louis Pasteur foi um cientista francês cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.

História da Medicina
Louis Pasteur

É reconhecido pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (Vacina anti-rábica). As suas experiências deram fundamento para a teoria microbiológica da doença.

Foi mais conhecido do público em geral por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, um processo que veio a ser chamado pasteurização, em homenagem ao seu sobrenome. Ele é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch.

História da Medicina

A história da medicina atual ou cosmopolita é a história das grandes contribuições de todos os povos a esta arte e prática universal que constitui a medicina. Confunde-se portanto com a história da civilização ocidental.

Comentários do Facebook