BotânicaEvoluçãoPaleontologia

Importância da Paleobotânica

Importância da Paleobotânica: Plantas fósseis são utilizadas tanto para fins de estudo quanto para fins econômicos (carvão, petróleo, etc.).

Sua utilidade é observada em praticamente todas as áreas das ciências naturais, destacando-se, em particular, a biologia e a geologia, pois plantas fósseis fornecem importantes informações a respeito da evolução da vida na Terra.

Importância da Paleobotânica

Tronco fóssil petrificado
Tronco fóssil petrificado em ilha grega. Δημ. Παπαδόπουλος


A
pesar da natureza fragmentária do registro geológico, em que inúmeras características biológicas não são preservadas, comprometendo principalmente estudos taxonômicos e sistemáticos de plantas fósseis.

Estas condições não inviabilizam o uso da Paleobotânica em estudos evolutivos, principalmente naqueles relativos à caracterização de grupos extintos, determinação das épocas de origem e maior diversificação dos grupos atuais e extintos e no significado das estruturas vegetais, como por exemplo, sementes, frutos, flores, etc.

Dada sua importância, o estudo de plantas fósseis é frequentemente empregado também em interpretações paleogeográficas, paleoecológicas, paleoclimatológicas e biogeográficas.

Fossil GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Importância das plantas fósseis como objeto de estudo

As plantas são produtoras primárias dominantes em todos os ecossistemas terrestres e essenciais para a vida dos animais terrestres, tornando o estudo de plantas fósseis crucial para a compreensão da organização e funcionamento das paleocomunidades. 

Estromatólitos. Paleobotânica
Estromatólitos, fósseis originados por bactérias e cianófitas. Brenda Juarez

A identificação florística fóssil permite caracterizar mudanças climáticas, avanços e retrocessos florestais, alimentos disponíveis nos diferentes tempos geológicos e como estas características interferiram na formação das flora e fauna atuais.

Moas
Heinrich Harder (1858-1935) – A Maravilhosa Paleo Arte de Heinrich Harder

 Dia do Paleontólogo

 Micropaleontologia

Plantas são os organismos mais sensíveis às modificações climáticas em escala continental.

Sendo assim, plantas fósseis tornam-se fundamentais para o levantamento de mudanças climáticas que afetaram e afetam o ambiente terrestre.

Fornecem dados que poder ser incluídos em pesquisas para criação de políticas públicas nas áreas de conservação e ecologia, além de validar modelos climáticos relativos ao aquecimento global. 

Comentários do Facebook