EvoluçãoPaleontologiaTaxonomiaZoologia

Dia do Paleontólogo

Dia do Paleontólogo: no dia 7 de março celebramos, anualmente, o profissional Paleontólogo (ou paleontologista) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado geológico da Terra. 

Dia do Paleontólogo: 7 de março

O Dia do Paleontólogo no Brasil é comemorado no dia 7 de março, o dia da criação da Sociedade Brasileira de Paleontologia. A SBP foi fundada no dia 7 de março de 1958 e tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Expedição paleontológica
Expedição paleontológica. fonte: Youtube.com

Diferente do arqueólogo, que estuda as evidências culturais do passado dos seres humanos, o paleontólogo estuda a vida do passado do planeta Terra, incluindo os fósseis de humanos, mas de um ponto de vista paleobiológico.

Apesar de, no que toca à escavação de fósseis de vertebrados, a prática paleontológica se assemelhar a uma escavação arqueológica, a Arqueologia utiliza métodos de escavação e de estudo diferentes e usa, por vezes, técnicas de datação distintas.

Dia do Paleontólogo em 15 de junho?

História da paleontologia
Haikouichthys. Teria vivido há 530 milhões de anos, durante a chamada “Explosão Cambriana”. 

Não é raro vermos o Dia do Paleontólogo celebrado em 15 de junho.

Isso se deve ao fato de que há uma lei criada pelo Governo de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981) que institui o dia 15 de junho como “Dia do Paleontólogo”. Entretanto, essa data não é a reconhecida pela Sociedade Brasileira de Paleontologia.

7 de março

O Paleontólogo deve possuir conhecimentos em Biologia e Geologia, e estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado geológico da Terra.

O paleontólogo estuda os fósseis, também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos estratos rochosos em que ocorrem. Para investigar a vida do passado da Terra e estudar os fósseis é necessário conhecer bem a geologia dos locais onde estes permaneceram e a biologia dos organismos que lhes deram origem.

Dia do Paleontólogo
Paleontologista B. Gonzalez Riga

O trabalho do paleontólogo se dá inicialmente pela prospecção e coleta de fósseis, encontrados em estratos sedimentares. A coleta é um trabalho minucioso, que demanda tempo e técnica, e que deve ser feita apenas por profissionais treinados, pois os fósseis são muito frágeis e podem se fragmentar facilmente.

Após a coleta, decorre meses de trabalho de laboratório e de gabinete, preparando, montando e estudando todos os fósseis recolhidos, para no final produzir um documento conclusivo, um relatório ou um artigo científico, que deverá em seguida ser publicado e divulgado entre a comunidade científica e o público em geral.

Comentários do Facebook