Importância das plantas
Importância das plantas: Sabemos que as plantas são muito importantes para nós, mas frequentemente ignoramos que elas são mais que isso — são essenciais para a sobrevivência de toda forma de vida inteligente em nosso planeta.
Nesse artigo você confere uma reflexão sobre a enorme importância das plantas.
Importância das plantas

Plantas são fundamentais para a vida na Terra. Através da fotossíntese as plantas liberam oxigênio para a atmosfera, gás vital para a respiração de quase todos os seres vivos. Ainda geram alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.
Abaixo, apresentamos uma breve reflexão sobre o o papel essencial para nós e muitos outros organismos do planeta,
Vídeo: Importância das plantas
As plantas nos permitem:

- Alimentar o mundo – Todo alimento que consumimos provém das plantas. Até o gado que comemos, por sua vez depende das plantas para se alimentar.
Em outras palavras, plantas são a base de quase todas as teias alimentares, ou o que os ecólogos chamam de nível trófico. - Entender processos fundamentais – Plantas são organismos convenientes nos quais os processos fundamentais (como divisão celular e síntese de proteínas, por exemplo) podem ser estudados, sem o dilema ético destes estudos em animais ou humanos.
As leis de herança genética foram descobertas desta maneira por Gregor Mendel que estava estudando a maneira pela qual a forma das ervilhas era herdada. - Utilizar remédios e materiais – Muitas drogas, medicinais ou não, vêm do Reino Vegetal. A aspirina, originalmente extraída da casca de salgueiros, é um exemplo. A cura para diversas doenças pode vir de vegetais, esperando para serem descobertas. Estimulantes populares, tais como café, chocolate, tabaco e chá, também têm origem em plantas. A maior parte das bebidas alcoólicas são obtidas da fermentação de plantas, como lúpulo e uvas. Plantas nos fornecem muitos materiais naturais: algodão, madeira, papel, linho, óleos vegetais, alguns tipos de cordas e borracha são alguns exemplos.
- Benefícios Econômicos – As plantas fornecem matérias-primas para indústrias como a de construção, papel, medicamentos, cosméticos, entre outras. Agricultura e silvicultura são atividades econômicas fundamentais em várias partes do mundo.
- Entender mudanças ambientais – Plantas podem auxiliar na compreensão das mudanças ambientais de muitas maneiras. Compreender a destruição dos habitats e a extinção das espécies depende de um acurado e completo inventário de plantas providenciado pela sistemática e taxonomia. Respostas das plantas à radiação ultravioleta pode nos ajudar a monitorar problemas, como o buraco na camada de ozônio.
Análise de pólen depositado pelas plantas milhares de anos atrás pode ajudar cientistas a reconstruir climas do passado e predizer os do futuro, parte essencial da pesquisa sobre mudanças climáticas.
Líquens, sensíveis às condições atmosféricas, têm sido extensivamente usados como indicadores de poluição. Então, de muitas maneiras, as plantas podem nos alertar de importantes mudanças no meio ambiente. - Habitat para a Biodiversidade – Florestas, savanas, pântanos e outros ecossistemas vegetais abrigam uma infinidade de espécies animais, micro-organismos e outras plantas, mantendo a biodiversidade.
- Regular o clima – As florestas e outras formações vegetais ajudam a regular o clima global ao absorver dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.



O valor das plantas pelo mundo:
