Microrganismos
Microrganismos: Uma enorme variedade de organismos está conosco sem que sequer notemos sua presença. Os microrganismos ou micróbios são organismos que só podem ser vistos com uso de microscópio.
Documentário Microrganismos
Os microrganismos incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros. Diferente do que muitos pensam, seres microscópicos não são necessariamente seres unicelulares, um exemplo disso são os próprios ácaros.
Esta designação não tem valor taxonômico, uma vez que engloba organismos de diferentes reinos, mas é utilizada na ciência e na tecnologia (como na fabricação de alimentos fermentados). A disciplina que estuda os micro-organismos é a microbiologia.
Muitos microrganismos são agentes patogênicos, mas muitos são benéficos para outras espécies, vivendo como simbiontes, ou para o meio ambiente, como as bactérias que decompõem a matéria orgânica dentro do ciclo biogeoquímico.
Diversidade da vida microscópica
Podem encontrar-se microrganismos em todos os habitats, tolerando os ambientes mais extremos, desde o fundo dos oceanos, passando pelo solo terrestre, e até na atmosfera.
Eles são os patógenos responsáveis por muitas doenças infecciosas e, como tal, são alvo de medidas de higiene.
Os micróbios são importantes na cultura e saúde humanas de várias maneiras, servindo para fermentar alimentos, tratar esgotos, produzir combustível, enzimas e outros compostos bioativos.
Eles são ferramentas essenciais na biologia como organismos modelo e foram utilizados em guerra biológica e bioterrorismo. Eles são um componente vital de solos férteis. No corpo humano, os microrganismos compõem a microbiota humana, incluindo a flora intestinal essencial.
Você precisa fazer login para comentar.