Saí-de-perna-amarela
Saí-de-perna-amarela: a cor azul turquesa da plumagem com detalhes negros da Cyanerpes caeruleus a colocou em listas das aves mais bonitas do mundo. Pode ser encontrada principalmente no norte do Brasil, entre outros países da América do Sul.
Saí-de-perna-amarela: uma das mais belas aves
19/11/2021 :: Por Marco Pozzana, biólogo
É uma satisfação saber que uma das aves brasileiras está listada entre as mais atraentes do planeta, mas sobretudo, estar ciente de que ela não está ameaçada de extinção.

Saí-de-perna-amarela (Cyanerpes caeruleus), também conhecida como tem-tem-do-espírito-santo, é uma pequena espécie de ave da família Thraupidae. Classificada atualmente como ‘pouco preocupante’ pela IUCN.
É encontrada na Amazônia, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso, mas também no Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e
Trindade e em Tobago, onde possivelmente foi introduzida.
Cyanerpes caeruleus (‘caeruleus‘ do latim ‘azul escuro’)

A espécie foi descrita por Lineu, o famoso naturalista sueco em 1758 originalmente com o nome Certhia carrulea.
Todavia, desde 1899 a saí-de-perna-amarela foi colocada no gênero Cyanerpes com somente quatro espécies, introduzido pelo ornitólogo americano Harry C. Oberholser. As aves do gênero são especializadas em alimentar-se de néctar de plantas como bromélias, com seus bicos longos e curvos.
Cinco subespécies são conhecidas do C. caeruleus: C. c. chocoanus Hellmayr, 1920 – leste do Panamá a oeste do Equador; C. c. caeruleus (Linnaeus, 1758) – centro da Colômbia e Venezuela pelas Guianas e centro-norte do Brasil; C. c. hellmayri Gyldenstolpe, 1945 (Guiana); C. c. longirostris (Cabanis, 1851) – Trindade; C. c. microrhynchus (Berlepsch, 1884) – Amazônia central.

O corpo da saí-de-perna-amarela macho é azul turquesa brilhante, com detalhes negros, como na “máscara” sobre os olhos, garganta, asas e sobre-cauda. O animal adulto mede cerca de 11,5 cm de comprimento, com um longo e curvo bico negro. As fêmeas apresentam padrões esverdeados.
A Saí-de-perna-amarela é uma ave de temperamento curioso. Pode ser vista formando pequenos grupos. Alimenta-se de néctar, de bagas e de também insetos, principalmente no dossel. A fêmea constrói um pequeno ninho entre os galhos das árvores, geralmente incubando dois ovos.
Fontes e referências:
- 10 Most Beautiful Birds in the World – www.a-z-animals.com (em inglês).
- Paynter, Raymond A. Jr, ed. (1970). Check-List of Birds of the World. Volume 13. Cambridge, Massachusetts: Museum of Comparative Zoology (em inglês).
- BirdLife International. 2016. Cyanerpes caeruleus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22723009A94798741. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22723009A94798741.en. Página visitada em 19 de Novembro, 2021 (em inglês).
- Purple honeycreeper – Wikipedia.org (em inglês).
- Oberholser, Harry C. (1899). “A synopsis of the blue honey-creepers of tropical America”. (em inglês).