Tiranossauro
Tiranossauro: Dentre os dinossauros, o Tyrannosaurus rex é provavelmente o mais célebre. Um dos motivos para ser tão popular em nosso imaginário se deve ao fato de que quando a espécie foi revelada, era o maior dinossauro carnívoro conhecido.
Tiranossauro, um gigante carnívoro
9/3/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Os dinossauros têm despertado muita curiosidade entre as crianças na atualidade. O “queridinho” costuma ser o Tiranossauro, o único dinossauro conhecido pelo grande público por seu nome científico e sua abreviação: T. rex.
Pertencentes ao extinto gênero de dinossauros terópodes celurossauros, do final do período cretáceo, quase todos os fósseis de tiranossauros estão restritos à América do Norte, onde o T. rex teria vivido até o evento que causou a extinção em massa dos dinossauros.
Naturalmente, temos muitas lacunas acerca das informações sobre esses animais gigantes, afinal foram extintos há milhões de anos. Mas estamos aprendendo bastante conforme novos fósseis e estudos aparecem. A abundância de material fóssil permitiu avanços significativos em pesquisas em diversos aspectos de sua biologia e biomecânica.
A espécie foi descrita como tendo uma postura quase toda ereta, semelhante a de um canguru, com a cauda que era arrastada no chão. Somente a partir dos anos 90, em filmes como o Jurassic Park, que o T. rex foi exibido na posição aceita atualmente.
De acordo com as estimativas mais modernas, o Tyrannosaurus rex era um carnívoro bípede, com um forte crânio equilibrado por uma cauda longa e pesada. Os membros anteriores eram curtos em proporção com o corpo, mas muito fortes e tinham dois dedos com garras.
O animal podia medir mais de 12,4 m de comprimento e até quase quatro metros de altura, o que o coloca entre os maiores predadores terrestres conhecidos. Também acredita-se que tinha a mordida mais forte entre todos os animais terrestres.
Controvérsias
Os paleontólogos tendem a aceitar que o T. Rex era um predador ativo e um carniceiro oportunista. Informações sobre os hábitos alimentares, fisiologia e velocidade potencial ainda são assuntos de debate.
A taxonomia também é motivo de polêmica, pois alguns cientistas consideram o Tarbosaurus bataar asiático como outra espécie de tiranossauro, enquanto outros acreditam que Tarbosaurus é um gênero separado.
Todavia, análises filogenéticas apontam que os gêneros Tarbosaurus e Tyrannosaurus estão intimamente relacionados, formando um clado com o tiranossauro asiático.
Em um estudo de 2022, Gregory S. Paul e colegas sustentam que o Tyrannosaurus rex, na verdade, representa três espécies: a espécie-tipo Tyrannosaurus rex e duas novas espécies: T. imperator e T. regina. A comunidade científica ainda está dividida com a proposta. O tema ainda deve render muitos estudos e debates.
Fontes e referências:
- Tyrannosaurus rex should be split into three species, controversial study suggests – science.org/ (em inglês).
- Schweitzer, M. H.; Wittmeyer, J. L.; Horner, J. R. (2005). “Gender-specific reproductive tissue in ratites and Tyrannosaurus rex“. Science. 308 (5727): 1456–60. Bibcode:2005Sci…308.1456S. doi:10.1126/science.1112158.(em inglês).
- wikipedia.org/wiki/Tyrannosaurus – (em inglês).
- McDonald, A. T.; Wolfe, D. G.; Dooley Jr, A. C. (2018). “A new tyrannosaurid (Dinosauria: Theropoda) from the Upper Cretaceous Menefee Formation of New Mexico”. PeerJ – (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.