EvoluçãoPaleontologiaVídeos

As últimas horas dos dinossauros

As últimas horas dos dinossauros: Por mais de 167 milhões de anos os dinossauros foram o grupo animal dominante na Terra. Mas um evento catastrófico causou a extinção em massa de quase todos esses animais.

As últimas horas dos dinossauros

11/12/2020 ::  Por Josué Fontana

Num período de tempo que vai desde o Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos os dinossauros reinaram no planeta. Até que uma catástrofe causou a extinção de quase todas as espécies desses majestosos animais.

O fim dos dinossauros

A hipótese mais aceita é de que o meteorito encontrado na cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã, foi o responsável pela extinção dos dinossauros, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão.

O impacto explosivo carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou a luz do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio. 

Documentário: As últimas horas dos dinossauros

Documentário Dinossauros

Pouquíssimos deles sobreviveram, e eram provavelmente todos aviários, pequenos e terrestres. Isso porque as florestas foram destruídas por incêndios após o impacto do meteoro, e somente aves que não dependiam de árvores para obter alimento e esconderijo e poderiam ter chances de sobrevivência.

A teoria de colisão de asteróide chegou em 1980 por Walter Alvarez e colegas, ligando a extinção em massa no fim do período Cretáceo a um impacto há aproximadamente 66 milhões de anos.

Alvarez propôs que um aumento súbito nos níveis de irídio, gravado ao redor do mundo na camada de rochas do período, era uma evidência direta de impacto.

O fim dos dinossauros

A maior parte das evidências sugere agora que um bólido (fenômenos raros, produzidos por meteoróides de grande tamanho) de 5 a 15 km de largura colidiu nas proximidades da península de Iucatã, criando a cratera de Chicxulub, com aproximadamente 180 km de diâmetro, e provocando a extinção em massa.

Os cientistas não estão certos se os dinossauros estavam prosperando ou em declínio antes do evento de impacto. 

Estudos e referências:

Comentários do Facebook