Biologia marinhaIctiologiaZoologia

Celacanto surpreende novamente

Celacanto surpreende novamente: O mítico peixe, que já foi considerado extinto, surpreendeu mais uma vez os biólogos — é capaz de viver cinco vezes mais do que se imaginava, possivelmente chega aos 100 anos.artigo original www.biologo.com.br

Celacanto surpreende novamente

22/6/2021 ::  Por Josué Fontana

Um peixe que já deixou a comunidade científica atônita mais uma vez surpreende. Considerado extinto antes do surgimento dos dinossauros, o Celacanto fez a sua primeira aparição em 1938 no litoral da África do Sul, quando Hendrik Goosen notou um estranho peixe em sua rede de arrasto. 

Celacanto

Goosen cuidou de manter o peixe que era muito azul preservado para o Museu de East London. Mesmo assim, horas depois, o peixe tinha se tornado cinza escuro. Pouco importava, a descoberta era fantástica e o peixe, considerado um “fóssil vivo“, foi registrado como Latimeria chalumnae.

O peixe voltaria a surpreender os biólogos nas décadas seguintes, com novos registros e avistamentos. Acabaram por descobrir uma outra espécie de celacanto vivendo no Oceano Índico, o Latimeria menadoensis, descrita a partir da Indonésia, em 1999, com base em um espécime descoberto em 1998.

A volta do Celacanto
Latimeria chalumnae zobrazhenna. by Zoo Firma

Hoje sabemos que Latimeria chalumnae e Latimeria menadoensis são as duas únicas espécies vivas do celacanto, encontradas ao longo da costa do Oceano Índico.

A nova descoberta: longevidade do peixe é muito maior do que se pensava

Em 2021, um estudo com base em anéis de crescimento nos ossos do ouvido (otólitos) dos celacantos, publicado na revista Current Biology, revelou que o animal pode viver até perto de 100 anos.

A descoberta coloca o celacanto entre as espécies de peixes mais longevos. Os cientistas inferem que cada animal pode viver de 80 a 100 anos.

Celacanto surpreende novamenteAlém disso, os biólogos também afirmam que eles têm um ciclo biológico muito lento, atingindo a maturidade por volta dos 55 anos. Um dos crescimentos mais lentos de todos os peixes, assim como os tubarões que vivem em águas profundas.

A idade da primeira maturidade sexual (de 40 a 69 anos) e a duração da gestação (cerca de 5 anos) mostram que o celacanto teria a gestação mais longa entre os peixes.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook