BiomédicasMicrobiologia

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por bactéria, geralmente da espécie Mycobacterium tuberculosis. A doença afeta normalmente os pulmões, mas também outras partes do corpo.

Tuberculose

A doença já causou a morte de muitas personalidades famosas, entre elas George Orwell e Frédéric Chopin. No Brasil, vitimou, entre outros, o imperador Dom Pedro I, o escritor Manuel Bandeira e o sambista Noel Rosa.

Tuberculose
Antigo cartaz de assistência para vítimas.

A maioria das infecções não manifesta sintomas, sendo nesses casos denominada tuberculose latente. Cerca de 10% das infecções latentes evoluem para tuberculose ativa. Nesse caso, se não for tratada, a doença causa a morte a metade das pessoas infectadas.

Os sintomas clássicos da tuberculose ativa são tosse crônica com expulsão de sangue, escarro, febre, suores noturnos e perda de peso. A infecção de outros órgãos pode causar vários outros sintomas.

Estima-se que cerca de um terço da população mundial esteja infectada com tuberculose latente. Todos os anos ocorrem novos casos de infecção em cerca de 1% da população.

Entre os sintomas, pode-se mencionar tosse com secreção, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue (Hemoptise) e acúmulo de secreção na pleura pulmonar são características em casos mais graves.

Transmissão

Best Tb Spread GIFs | Gfycat

Uma pessoa não tratada infecta de 10 a 15 pessoas por ano. A transmissão pode se dar através de:

  • Bacteriologia
    veja também: Bacteriologia

    Tosse, espirro ou expectoração de pessoas infectadas com tuberculose ativa — Disseminação através do ar de partículas infectantes (as bactérias permanecem em suspensão no ar durante horas)

  • Trauma cutâneo (raro);
  • Ingestão de alimentos contaminados (raro).

As pessoas com tuberculose latente não transmitem a doença. A infeção ativa é mais comum entre fumantes e pessoas com VIH/SIDA. O diagnóstico  é apoiado por radiografias do peito, exames microscópicos e culturas de fluidos corporais. O diagnóstico de tuberculose latente baseia-se na prova da tuberculina ou análises ao sangue.

Comentários do Facebook