Uma esperança para o rinoceronte-de-sumatra
Uma esperança para o rinoceronte-de-sumatra: Com o nascimento na Indonésia de um raríssimo filhote de rinoceronte-de-sumatra em um programa de reprodução em cativeiro, aumentam as chances de salvar a espécie da extinção.
Uma esperança para o rinoceronte-de-sumatra
8/4/2022 :: Marco Pozzana, biólogo
A boa notícia deu novo ânimo aos conservacionistas e amantes dos animais. Nasceu o filhote de rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) em cativeiro no Way Kambas Sumatran Rhino Sanctuary.
Este novo nascimento reacendeu as esperanças entre especialistas e autoridades de que novos filhotes venham à luz pelo programa no futuro.
O filhote é filho de Andatu, macho nascido no santuário em 2012, e Rosa, fêmea capturada na natureza em 2005. A filhote se trata de uma fêmea que nasceu em 24 de março na província de Lampung, em Sumatra, de acordo com um comunicado do Ministério do Meio Ambiente da Indonésia.
O recém-nascido é o terceiro rinoceronte de Sumatra nascido no santuário Way Kambas e o sexto nascido desde que os intensos esforços para criar a espécie começaram na década de 1980.
A Indonésia, o último refúgio para o rinoceronte de Sumatra.
A população selvagem é estimada em não mais do que 80 indivíduos vivendo em habitats pequenos e fragmentados em Sumatra e Bornéu. Oito animais em cativeiro, incluindo o recém-nascido, vivem no Parque Nacional Way Kambas. Uma fêmea também é mantida no santuário Kelian.
Especialistas em rinocerontes de todo o mundo decidiram em 2017 que a criação em cativeiro de rinocerontes de Sumatra, tanto de Sumatra quanto de Bornéu, era a única opção viável para salvar a espécie, que agora é encontrada apenas na Indonésia após a morte do último rinoceronte em cativeiro da Malásia em 2019.

Na década de 1980 houve um esforço para capturar o rinoceronte-de-sumatra para reprodução. Esse programa, no entanto, entrou em colapso uma década depois: mais da metade dos animais morreu sem que nenhum filhote nascesse. Mas uma série de nascimentos em cativeiro bem-sucedidos e um crescente entendimento de que a espécie será extinta sem intervenção, lançaram as bases para o recente esforço de reprodução em cativeiro.
Conservação
O rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) é uma das cinco espécies remanescentes de rinocerontes. Originalmente ocupava um amplo território no sudeste asiático, mas foi muito caçado, restando apenas pequenas populações isoladas, na Indonésia e Malásia. A espécie se espalhava pelo sul e sudeste da Ásia, desde o Himalaia no Butão e na Índia, até o sul da China e a península da Malásia.

Considerado em perigo crítico pela IUCN, sua população foi estimada em somente cerca de 300 animais. O declínio da população é atribuído principalmente à caça desenfreada, impulsionada principalmente por seus cornos muito valorizados pela medicina tradicional chinesa. Um quilo chega a custar até 30.000 dólares americanos no mercado negro.
Perda de habitat e, mais recentemente, nascimentos insuficientes tem sido outros problemas para a conservação da espécie.
Fontes e referências:
- Rare Sumatran rhino born in Indonesia a ‘momentous occasion’ for survival of species – CNN – (em inglês).
- “Map by The National Geographic, 2018”. – Sumatran Rhino Survival Alliance (em inglês).
- Save the Rhino International | Rhino Conservation Charityhttps://www.savetherhino.org – Save the Rhino International works to conserve all five rhino species, by supporting rhino conservation programmes across Africa and Asia (em inglês).
Descubra mais sobre Biólogo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.









