Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias
O Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias, conhecido pela sigla inglesa ICNB – International Code of Nomenclature of Bacteria ou simplesmente Código Bacteriológico, é o conjunto de regras estabelecidas por consenso internacional para regular a classificação científica e a fixação da nomenclatura binomial das bactérias.
Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias
Assim como na botânica temos o Código Internacional de Nomenclatura Botânica e na zoologia temos o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, na bacteriologia ou na microbiologia temos o Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias, assegurando que não haja duplicidade nominal, tornando a espécie reconhecível e aceita em todo o mundo.
Originalmente, o Código Internacional de Nomenclatura Botânica tratava de bactérias.
Um código para a nomenclatura de bactérias foi aprovado no IV Congresso Internacional de Microbiologia em 1947, mas foi descartado mais tarde. Até 1980 a comunidade científica que se dedica ao estudo da bacteriologia regeu-se pelo mesmo código da botânica.
ICBN
O primeiro código de nomenclatura especificamente destinado à bacteriologia foi aprovado em 1947 no IV International Congress for Microbiology, realizado naquele ano, mas nunca chegou a ser aplicado. A data oficial para início das regras nomenclaturais do presente ICNB foi fixada em 1 de Janeiro de 1980.
A última versão a ser impressa em forma de livro é a Revisão de 1990, mas o livro não representa as regras atuais, pois o Código foi alterado desde então. Essas alterações foram publicadas no International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology (IJSEM).
• Documentário A descoberta do DNA
As regras são mantidas pelo Comitê Internacional de Sistemática de Procariotas (ICSP, anteriormente o Comitê Internacional de Bacteriologia Sistemática, ICSB).
A nomenclatura bacteriológica é independente da nomenclatura zoológica e botânica. A aplicação de nomes de grupos taxonômicos é determinada de acordo com tipos nomenclaturais.
Os nomes científicos de grupos taxonômicos são tratados como nomes latinos, independentemente da palavra ou palavras de que sejam derivados.
fonte: Wikipedia.org
Você precisa fazer login para comentar.