Dia do Meio Ambiente
Dia do Meio Ambiente: A causa ambiental, historicamente negligenciada pelos humanos, vem finalmente ganhando importância. Nesta data, em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
Dia do Meio Ambiente
Provavelmente nada é mais importante na atualidade do que mudar o curso que a humanidade tomou, o de explorar os recursos naturais de forma irresponsável, como se tivéssemos um outro planeta para fugir.

A Terra está doente, os oceanos estão cada vez mais sujos e sem vida, o ar também está tão poluído que todos os dias morrem muitas pessoas de doenças respiratórias provocadas pela qualidade do ar.
Temos cada vez menos florestas e, consequentemente, menos biodiversidade. O clima também já se alterou negativamente com essas modificações que fizemos no Planeta. Inundações, tempestades e climas cada vez mais extremos já são uma realidade.
O objetivo principal da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar a população mundial para a causa ambiental. Com esse foco, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.
Mídia e as celebridades têm incentivado cada vez mais as comemorações em 5 de junho, instigando as pessoas a participar ativamente na causa ambiental.

5 de junho
No dia ocorrem eventos simultaneamente em diversos lugares do mundo: seminários, palestras, campanhas educativas, documentários e outros eventos são realizados com o propósito de despertar as pessoas para este importantíssimo assunto.
A data também é celebrada intensivamente nas escolas. Os alunos são recrutados assim desde cedo para a causa ambiental, podendo transmitir esses conhecimentos e valores para as futuras gerações.
A proteção dos animais no dia do Meio Ambiente
A coordenadora de vida silvestre da Proteção Animal Mundial, Júlia Trevisan, lista os principais motivos pelos quais preservar o meio ambiente é fundamental para garantir qualidade de vida para a fauna silvestre.
Animais silvestres buscam por alimento e água onde vivem.
Quando as áreas são desmatadas e queimadas, viram espaços inabitáveis que impedem um animal de existir ali. Se um local não apresenta possibilidade de alimentação e hidratação, o animal se desloca em busca desses recursos importantes para sua sobrevivência. Não é uma tarefa fácil e muitos morrem pelo caminho, incluindo, mortes por atropelamento em rodovias. Meio bilhão de animais silvestres são atropelados anualmente nas estradas brasileiras.
Atividades humanas impactam a vida silvestre.

Existem diversas situações na natureza que afetam a saúde de um animal, como alguma doença ou lesão corporal. Nesses casos, são fatores que fazem parte da imprevisibilidade do ambiente e são de origem natural. O problema surge quando atividades humanas levam novos problemas para dentro da floresta, a exemplo de contaminação por agrotóxicos e até o diagnóstico de doenças urbanas, relacionadas principalmente a animais domésticos.
Eventos climáticos
O ambiente que um animal silvestre habita também apresenta certas características determinantes para a sobrevivência, a exemplo do clima, umidade, tipo de vegetação e altitude. Por isso, os eventos extremos que estão acontecendo com maior intensidade e frequência também afetam a fauna silvestre, como as secas severas na região norte em 2023 e a enchente recente no Rio Grande do Sul.
Animais silvestres realizam comportamentos típicos da sua espécie que são importantes para uma vida saudável.
Uma ave precisa voar e se deslocar por longas distâncias, assim como um primata precisa interagir socialmente com seu grupo. Infelizmente, muitos animais são caçados e comercializados para viver uma vida inteira em cativeiro. Esse ambiente, limitado e previsível, nunca conseguirá atender as necessidades comportamentais de um silvestre, fazendo com que vivam uma vida inteira em sofrimento.
>> Veja também: Datas especiais da biologia