BiologiaBiologia MolecularGenética

Genética molecular

Genética molecular: A genética molecular estuda a estrutura e a função dos genes usando métodos da genética e da biologia molecular.

O estudo dos cromossomos e da expressão gênica de um organismo pode dar uma visão da hereditariedade, variação genética e mutações. Isto é útil no estudo da biologia do desenvolvimento e na compreensão e tratamento de doenças genéticas.

Genética molecular

Filogenética molecular
Samantha Pellegrino, técnica em Filogenética molecular preparando amostras

É chamada assim para se diferenciar de outros campos da genética como a genética ecológica e a genética populacional.

Uma de suas aplicações consiste no estudo da mutação e variação de cepas de bactérias.

A sistemática molecular, campo importante da g.m., usa a informação molecular para determinar padrões de descendência, e assim fazer classificação científica correta dos organismos.

Junto com a determinação do padrão de descendentes, a genética molecular ajuda a compreender as mutações genéticas que podem causar certos tipos de doenças.

Através da utilização dos métodos de genética e biologia molecular, a genética molecular descobre as razões pelas quais as características são exercidas e como e porque algumas podem sofrer mutações.

Uma das primeiras ferramentas a ser utilizada pelos geneticistas moleculares na década de 1970 foi o rastreio genético (mapeamento genético). O objetivo desta técnica é identificar o gene que é responsável por um determinado fenótipo.

Muitas vezes usa-se um agente mutagênico para acelerar este processo. Uma vez isolados os organismos mutantes, torna-se possível identificar molecularmente o gene responsável pela mutação.

Genética reversa

Genética molecular
by University of Michigan School of Natural Resources & Environment 

Embora os rastreio genético seja eficaz, podemos usar uma abordagem mais direta: determinar o fenótipo resultante da mutação de um determinado gene. A isto chama-se genética reversa.

Em alguns organismos, tais como leveduras, ratos e camundongos, é possível induzir uma detecção num gene específico, criando um gene nocaute.

Uma alternativa possível é induzir deleções aleatórias no ADN e selecionar posteriormente as deleções em genes de interesse, usar interferência de RNA e criar organismos transgênicos em que vai haver uma sobre-expressão do gene de interesse.

Existem quatro técnicas gerais utilizadas para genética molecular: amplificação, separação, detecção e expressão

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook