14 novas espécies de musaranho
14 novas espécies de musaranho: se descobrir uma espécie nova para a ciência é emocionante para qualquer biólogo, imagine revelar 14 animais como parte de um estudo. Pois um grupo internacional de cientistas descreveu o maior número de novos mamíferos em um artigo científico desde 1931.
14 novas espécies de musaranhos endêmicos
16/9/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Uma equipe internacional de cientistas passou quase 10 anos fazendo um inventário dos musaranhos da ilha indonésia de Celebes. Suas descobertas surpreendentes foram detalhadas em artigo publicado em dezembro de 2021.
Parte da equipe examinou uma extensa coleção de dados genéticos e morfológicos de novos espécimes coletados entre 2010 e 2018 em Celebes — em indonésio: Sulawesi — uma das Grandes Ilhas da Sonda, na Indonésia, combinados com espécimes antigos coletados em 1916.
A hipótese original da equipe era que eles poderiam identificar até sete espécies distintas de musaranhos na ilha. Em vez disso, eles encontraram 21 – dois terços dos quais totalmente desconhecidos para a ciência.
O grupo examinou um total de quase 1.400 espécimes. A diversidade conhecida de musaranhos em Celebes agora é três vezes maior do que em qualquer outra ilha.
Os musaranhos
Os musaranhos especializaram-se em vários habitats: uns ocupam a vegetação densa, outros são trepadores, alguns vivem debaixo da neve e outros ainda caçam na água. Esses pequenos animais insetívoros são parentes mais próximos dos ouriços e toupeiras do que de qualquer outro mamífero.
São um grupo diversificado de mamíferos com 461 espécies identificadas até agora e com uma distribuição quase global.
O gênero Crocidura
As espécies recém-descritas pertencem ao gênero Crocidura, um dos nove gêneros da subfamília Crocidurinae. Os membros do gênero são comumente chamados de “musaranhos de dentes brancos” ou “musaranhos almiscarados”, embora ambos também se apliquem a todas as espécies da subfamília.
O nome Crocidura se refere as características da cauda desses animais, coberta de pêlos curtos intercalados com pêlos mais longos.

Thomas Giarla, Ph.D., professor associado de biologia em Siena explicou que uma das aplicações mais óbvias para essas descobertas é na conservação.
“A Indonésia é uma nação em rápido crescimento, e com isso vem o aumento do uso de recursos naturais. As florestas estão sendo demolidas e as plantações estão sendo desenvolvidas, o que perturba os ecossistemas.” – Thomas Giarla
Descobertas como essas de novas espécies de musaranho são de grande valor para a biologia, ajudando a entender a diversidade e o papel de cada espécie no ecossistema insular, mas principalmente, para conseguir recursos para ajudar a proteger esses animais e seu habitat.
Fontes e referências:
- Esselstyn, Jacob A.; Setiawan Achmadi, Anang; Handika, Heru; Swanson, Mark T.; Giarla, Thomas C.; Rowe, Kevin C.. Fourteen new, endemic species of shrew (genus Crocidura) from Sulawesi reveal a spectacular island radiation (Bulletin of the American Museum of Natural History, no. 454) http://hdl.handle.net/2246/7289. Supplemental Material: https://doi.org/10.5531/sd.sp.52 (em inglês).
- Crocidura – wikipedia.org (em inglês).
-
Rofes, Juan; Cuenca-Bescós, Gloria (2011-01-01). “Evolutionary history and biogeography of the genus Crocidura (Mammalia, Soricidae) in Europe, with emphasis on Crocidura kornfeldi”. Mammalian Biology. (em inglês).