A Origem das Espécies
A Origem das Espécies: O Livro A Origem das Espécies (On the Origin of Species), do naturalista britânico Charles Darwin, abalou a comunidade científica ao apresentar em 1859 a Teoria da Evolução.
A Origem das Espécies
Livro de Charles Darwin
A primeira edição, publicada em Londres no dia 24 de Novembro de 1859 com tiragem de 1250 exemplares, esgotou-se no mesmo dia, criando uma controvérsia que ultrapassou o âmbito acadêmico. Um exemplar da primeira edição atinge hoje mais de 50 mil dólares em leilão.
O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (“Da Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida”).
Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é hoje conhecido.

On the Origin of Species – A Origem das Espécies

Na obra, Darwin apresentou evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais.
A proposta de Darwin que as espécies se originam por processos inteiramente naturais contradiz a crença religiosa na criação divina tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história.
“Poucos naturalistas dotados de flexibilidade intelectual, e que há tempos tenham começado a duvidar da imutabilidade das espécies, podem ser influenciados por este livro. No entanto, minha confiança está voltada para o futuro, para os jovens naturalistas em formação, que serão capazes de enxergar com imparcialidade ambos os lados da questão. Quem acreditar que as espécies são mutáveis prestará um bom serviço à ciência, exprimindo de forma consciente sua convicção, pois somente assim se poderá desembaraçar a questão de todos os preconceitos que a cercam.”

Darwin apresentou aos seus primeiros leitores as teorias da seleção natural, dando início a discussões fervorosas sobre o tema. Apesar das acirradas polêmicas, as teses do evolucionismo permanecem até hoje e o nome de Darwin ficou gravado na história.
Ainda considerado como um dos mais inovadores e desafiantes tratados biológicos já escritos, A origem das espécies, com sua abordagem sobre os processos evolutivos, chocou grande parte do mundo ocidental, quando foi lançado em 1859.
Descubra mais sobre Biólogo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.









