Andreas Vesalius
Andreas Vesalius (1514-1564): Foi o médico belga autor da publicação De Humani Corporis Fabrica, um atlas de anatomia publicado em 1543. É considerado o “pai da anatomia moderna”.
Andreas Vesalius
05/10/2020 :: Por Josué Fontana
Autor de um dos livros mais influentes sobre anatomia humana, De Humani Corporis Fabrica Libri Septem (Sobre a Tecido do corpo humano) Vesalius deixou inestimável contribuição para a ciência médica e a biologia.

Ele nasceu em Bruxelas e foi professor na Universidade de Pádua (1537-1542). Mais tarde se tornou médico imperial na corte do Imperador Carlos V.
Um contestador
Vesalius acreditava que o sistema esquelético era a estrutura do corpo humano.
Através de sua obra, Vesalius conseguiu refutar diversas teorias sobre o corpo humano como as propostas por Galeno. Por exemplo, afirmou que a mandíbula era apenas um osso, enquanto Galeno acreditava que eram dois ossos separados.
Tais avanços foram de extrema importância para os estudos relacionados à anatomia desmistificando a crença comum de que os homens possuíam uma costela a menos que as mulheres. Também refutou a afirmação de Galeno de que os homens têm mais dentes do que as mulheres.
Vesalius produziu, em sua obra Fabrica, ilustrações que retratavam o sistema muscular e as respectivas funções de cada músculo, possibilitando um melhor entendimento sobre a mecânica do corpo humano.
A contribuição mais impressionante dele para o estudo do Sistema Muscular, foram as ilustrações que acompanham o livro II. Ele descreve a origem, a posição de cada músculo e fornece informações sobre o seu funcionamento.
Alem disso, Vesalius ia em contraste com as ideias de que o coração era o centro das emoções e da mente, sendo definidas estas ao cérebro. Isto pelo fato dos nervos serem originários ao mesmo, e não ao coração.
Pai da anatomia moderna

Leonardo da Vinci poderia ter ocupado esse título de “Pai da anatomia moderna”, mas jamais terminou e publicou a obra que, segundo pesquisadores, poderia ter revolucionado a medicina mais de 20 anos antes de Vesalius.
As descobertas foram além da mera anatomia: como exemplo, afirmou que os rins não filtravam a urina, e sim o sangue, sendo a urina as excretas retiradas deste.
Vesalius também é creditado como o responsável por fazer a primeira descrição do conceito de ventilação mecânica, um feito de destaque no campo da Anestesia.
Andreas Vesalius é a forma latinizada do holandês Andries van Wesel. Era uma prática comum entre os estudiosos europeus de sua época latinizar seus nomes. Seu nome também é dado como Andrea Vesalius, André Vésale, Andrea Vesalio, Andreas Vesal, André Vesalio e Andre Vesale.
Estudos e referências:
- De Humani Corporis Fabrica, 1543.
- Saunders, JB de CM and O’Malley, Charles D. The Illustrations from the Works of Andreas Vesalius of Brussels. New York: Dover, 1973 [reprint].
- “Vesalius.” Encyclopedia Americana. 1992.