MamíferosMastozoologiaPrimatologiaZoologia

Cheracebus aquinoi

Cheracebus aquinoi: uma equipe de pesquisadores conseguiu identificar uma nova espécie de macaco que vive na Amazônia peruana. A população de C. aquinoi pode estar em risco de extinção. artigo original www.biologo.com.br

Cheracebus aquinoi, nova espécie de macaco zogue-zogue

4/11/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo 

Quase duas décadas após o primeiro avistamento e depois de diversos estudos, biólogos descreveram uma espécie de primata (Cheracebus aquinoi) encontrada nas matas ciliares entre os rios Nanay e Tigre, bem como na Reserva Nacional Allpahuayo Mishana, no Peru.

Descoberta nova espécie de macaco
leia: Plecturocebus grovesi – Zogue-zogue de Alta Floresta

Na floresta da Amazônia peruana, os cientistas presenciaram dois macacos em uma briga por disputa de território em 2005. Segundo a bióloga Fanny Cornejo aquele momento foi fundamental, pois permitiu ver os animais de perto.

Os pesquisadores notaram que esses primatas, embora tivessem semelhanças com outras espécies de seu gênero, tinham características peculiares: suas cabeças, mãos e costas tinham cores avermelhadas e creme.

Quase vinte anos depois do encontro com os animais na floresta e após um longo trabalho de pesquisa, os cientistas descreveram a espécie nova para a ciência na revista Mammal Study: Cheracebus aquinoi. o macaco-toco-de-aquino.

macaco zogue-zogue
Características externas de Cheracebus lucifer (esquerda) e Cheracebus aquinoi (direita. A seta indica as diferenças em A) coroa, B) faixa frontal, C) face e D) garganta. fonte: 10.3106/ms2022-0019

O nome científico foi escolhido por Fanny Cornejo Fernández — diretora da Yunkawasi, organização dedicada à educação ambiental, desenvolvimento social e pesquisa científica na Amazônia peruana — e seus colegas Guillermo D’Elía, Gabriel García, Elvis Charpentier e Edgardo Rengifo.

O epíteto específico é uma homenagem ao professor Rolando Aquino, prestigioso pesquisador peruano e professor da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, que liderou essa expedição.

Os zogue-zogues 🐒

Os zogue-zogues são agrupados em três gêneros, de distribuição geográfica distinta. Callicebus ocorrem no leste do Brasil. Cheracebus são encontrados nas bacias dos rios Orinoco, Negro e no Alto Amazonas. E Plecturocebus, que vivem na Amazônia meridional e na região do Chaco paraguaio.

O nome do gênero, Cheracebus, é derivado do latim chera que significa ‘viúva’ e cebus (do grego kebos) que significa ‘macaco de cauda longa’.

Cheracebus aquinoi, nova espécie de macaco zogue-zogue
Cheracebus aquinoi. fonte: 10.3106/ms2022-0019

“Infelizmente, entre os rios Nanay e Tigre, se medidas não forem tomadas no curto prazo, é uma área que provavelmente será totalmente degradada e que acabará por causar o desaparecimento de espécies como esta” – Fanny Cornejo Fernández.

Essa nova espécie se junta à lista de mais de 40 primatas registrados no Peru, o terceiro país com maior diversidade de primatas do mundo. Destes, sete são endêmicos e cerca de 30% estão categorizados em algum tipo de ameaça segundo a IUCN.

De acordo com a equipe, a identificação do macaco toco de Aquino é importante porque sua distribuição é particularmente reduzida e seu habitat está ameaçado pela expansão urbana não planejada, práticas agrícolas precárias e crescente mineração ilegal de ouro.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook