Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
Dia Mundial de Proteção aos Manguezais: 26 de julho é dia de lembrar a enorme importância de se preservar os mangues, um dos mais ricos e importantes ecossistemas para o ambiente e a sociedade.
Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
26/7/2021 :: Por Josué Fontana
Durante muito tempo os manguezais foram equivocadamente vistos pela sociedade como um ecossistema pobre. Tal visão seria por causa da lama presente no substrato ou pela variedade da flora e da fauna?

Não importa porque esta é uma visão enganosa. Na realidade os manguezais estão entre os mais ricos e importantes ecossistemas para o ambiente e até para a economia.
Para começar, o mangue é definido como um ecótono, uma zona de transição, região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços, o que o torna mais interessante do ponto de vista ecológico.

Por unir terra e mar, manguezais hospedam animais e vegetais únicos, adaptados para viver entre esses habitats, seja com água salgada, salobra ou com pouco oxigênio.
Mangue-vermelho (Rhizophora mangle)
Um ótimo exemplo dessas adaptações é o mangue-vermelho (Rhizophora mangle). A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação. Neste tipo de raízes, os pneumatóforos, há estruturas especiais, as lenticelas, cuja função é a respiração.
O nome da árvore é oriundo da característica da sua casca, que quando raspada apresenta a coloração avermelhada típica da espécie.

Os mangues exportam matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Além disso fornecem uma ótima proteção contra a erosão das zonas costeiras. Saiba mais em Importância dos mangues.
26 de julho
A data escolhida para lembrar a importância da preservação dos manguezais é o 26 de julho. Nesse dia, a ideia é promover a valorização do ecótono com ações in loco, tanto com plantio de mudas de espécies características quanto com visitas para fim educativo e ecológico.
Além disso, nesse dia aumentamos o engajamento com a participação da sociedade nas redes, educando e conscientizando para que não seja perdido nem um mangue a menos.
Fontes e referências:
- Bowen, Jennifer L.; Valiela, Ivan; York, Joanna K. (2001). “Mangrove Forests: One of the World’s Threatened Major Tropical Environments”. BioScience.
- Lacerda, L. D., ed. (2002). Mangrove Ecosystems: Function and Management. Berlim: Springer-Verlag
- Ellison, A.; Farnsworth, E.; Moore, G. (2015). «Rhizophora mangle»