Dian Fossey
Dian Fossey: uma bióloga que dedicou sua vida para estudar e proteger os gorilas das Montanhas Virunga, no Congo e em Ruanda. Era uma das grandes primatólogas Trimates, ao lado de Jane Goodall e Birutė Galdikas.
Dian Fossey, entre os gorilas
23/9/2021 :: Fosué Fontana
Dian Fossey (1932-1985) nasceu em San Francisco, Califórnia. Seus pais se divorciaram quando ela tinha seis anos e sua mãe se casou novamente no ano seguinte. Seu pai tentou se aproximar, mas sua mãe o desencorajou, e todo o contato foi perdido.
O padrasto, um homem severo, nunca a tratou como sua própria filha e não permitia que Fossey se sentasse à mesa da sala de jantar com ele e sua mãe nas refeições. Nessa época, Fossey se voltou para os animais com grande interesse e afeição.
Aos 19 anos se matriculou em um curso pré-veterinário de biologia na Universidade da Califórnia. Contra a vontade de seu padrasto de que ela cursasse uma escola de negócios, Fossey decidiu passar sua vida profissional trabalhando com animais.
Fossey, seguiu então sem apoio financeiro significativo durante sua vida adulta por parte do padrasto e sua mãe, sustentando-se trabalhando como balconista, entre outras atividades.
Estudando o gorila-das-montanhas
Instigada pela obra do naturalista George B. Schaller, Fossey decidiu estudar o gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei), na época já uma subespécie ameaçada. Foi instruída em trabalho de campo com chimpanzés pela especialista Jane Goodall e começou então a assistir e registrar o comportamento dos gorilas-das-montanhas. Em seguida trabalhou no Zaire e depois Ruanda onde fundou o centro de Pesquisa Karisoke.
Após anos de observação cuidadosa, os gorilas se aproximaram. A confiança era tal, que ela tinha um nome para cada um deles e se sentava entre os animais e brincava com os jovens.
Foi para Inglaterra em 1980, ingressando na Universidade de Cambridge onde fez doutorado em zoologia. Seguiu como professora na Universidade de Cornell em Nova Iorque e escreveu sobre suas experiências com os gorilas.
O assassinato da bióloga
Depois retornou ao Karisoke para continuar seu estudo. Quando o seu animal favorito, Digit, foi morto para obtenção de suas mãos (com as quais se fazem cinzeiros), Fossey começou uma campanha contra a caça de gorilas, o que a tornou uma inimiga dos caçadores. Tempos depois foi encontrada morta em sua cabana. Ninguém jamais achou o seu assassino.
De qualquer forma, a bióloga conseguiu sensibilizar o mundo para a conservação do gorila-das-montanhas. Hoje os animais são protegidos pelo governo ruandês e várias organizações de conservação internacionais.
Fontes e referências:
- “About Dian Fossey – Info about the Life of Dian Fossey”. Gorillafund.org (em inglês).
- The Karisoke Research Center – Founded by Dian Fossey, 1967 (em inglês).
- Morell, V (April 16, 1993). “Called “‘Trimates,’ Three Bold Women Shaped Their Field“. Science. (em inglês).
- The Trimates – Wikipedia.org
- Dian Fossey: a renegada cientista que nos ensinou a amar os gorilas – nationalgeographicbrasil.com
Você precisa fazer login para comentar.