Meio Ambiente

Um biólogo brasileiro na Europa

Um biólogo brasileiro na Europa: O biólogo Pedro Castro está há mais de um ano vivendo com a família em Bruxelas, na Bélgica. Na entrevista abaixo, conversamos com Pedro sobre a experiência de morar na Europa e administrar a empresa criada por ele no Brasil, a Arca Ambiental.artigo original www.biologo.com.br

Um biólogo brasileiro na Europa

22/9/2021 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Biólogo formado pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ), Pedro Castro analisa os rumos ambientais no Brasil com base na experiência de sua empresa, agora administrada de modo remoto.

Entrevista com o biólogo Pedro Castro
Pedro Castro

Entrevista com Pedro Castro:

Biólogo – Você foi morar na Bélgica. A decisão de morar em outro país foi motivada pela conjuntura política brasileira?

PedroJá tinha planos com a minha família de virmos para a Europa em algum momento. A minha esposa precisava reassumir o trabalho dela aqui em algum momento. A conjuntura política do Brasil só antecipou a nossa saída do país.

B. – Tentou entrar no mercado de trabalho europeu?

Pedro Desde que cheguei à Europa, continuo trabalhando com a minha empresa no Brasil. Antes de morar aqui, já tinha alguns contatos de empresas parceiras. Tenho o objetivo de ampliar essa relação com as empresas daqui, porém, devido à pandemia, o plano para alavancar novos projetos precisou ser postergado.

Um biólogo brasileiro na Europa
Bruxelas, capital da Bélgica. © Steve Collis

B. – Que rumo acha que o mercado ambiental brasileiro deve tomar no próximo ano?

Pedro Apesar das políticas praticadas pelo atual governo brasileiro em direção oposta ao restante do mundo, existe uma expectativa de crescimento no mercado para os anos seguintes, sim. A questão ambiental é urgente, como as recentes catástrofes climáticas em todo o mundo deixaram claro. Desde enchentes que destruíram regiões na Bélgica, Alemanha e China, do calor acima dos 50º C no Canadá, e no Brasil geando em locais nunca vistos. São mudanças bruscas em uma escala de tempo muito pequena. Vidas humanas foram perdidas, colheitas arruinadas e planejamentos tendo que ser refeitos devido a estas consequências. O custo, em todos os aspectos, é altíssimo para a humanidade.

A culpa do homem no clima

Diante disso, os governos por aqui se mobilizam para estabelecer políticas ambientais mais agressivas. Com isso, muitas grandes empresas brasileiras só conseguem vender os seus produtos para fora do país se atenderem um padrão mínimo de condicionantes impostas nos acordos comerciais globais, que incluem a responsabilidade e comprometimento com diretrizes ambientais. Na Europa fala-se muito de incentivo de políticas verdes, como o Green Deal. Há um crescente mercado de oportunidades que envolvem aspectos de bem estar e meio ambiente, que vai de energias renováveis, gestão de resíduos, efluentes, preservação de biomas às auditorias da qualidade ambiental. Em suma, é uma reação em cadeia, o que acontece aqui hoje será refletido no Brasil amanhã.

B. – Como é a experiência de administrar a sua empresa no Brasil de outro país?

Teoria-de-Gaia-Hipotese-de-gaia

Pedro A prática de realizar muitas atividades remotamente não é um fato tão novo quanto se pensam. A pandemia apenas deixou mais evidente que é possível administrar o seu negócio ou realizar um trabalho de qualquer parte do mundo. Para mim me causou menos estranheza, visto que eu já tinha experimentado este modelo de trabalho daqui da Europa há seis anos, quando vim a trabalho e fiquei quase um mês em contato com a minha equipe.

Continuo trabalhando da mesma forma, ou de modo ainda mais intenso do que quando trabalhava no meu escritório no Brasil. Mantenho contato com meus sócios, demais membros da equipe, clientes e parceiros diariamente. 

Referências: 
Comentários do Facebook