BiodiversidadeBiologia marinhaVídeos

Diatomáceas Video

Diatomáceas vídeo: As diatomáceas são seres vivos unicelulares cuja maior parte vive em mares de águas frias, todavia, existem espécies características de água doce. Abaixo, um didático documentário dividido em três vídeos, apresentando esses importantes organismos que representam mais do que parte importante do fitoplâncton.

Diatomáceas Vídeo: parte 1

Fitoplancton - Diatomáceas
Fitoplâncton. Diatomáceas vistas por um microscópio.

As células das Diatomáceas são recobertas por uma carapaça, a frústola, constituída por dióxido de silício (SiO2), ou sílica, o mesmo material empregado na produção de vidro.

Muitas flutuam nos mares e lagos. Outras produzem um muco aderente e vivem presas à superfície de organismos marinhos, como outras algas, moluscos, crustáceos, baleias, etc. 

Diatomáceas Vídeo: parte 2

O grupo apresenta enorme biodiversidade de espécies atuais e formas conhecidas, do registro fóssil. As suas paredes celulares de sílica apresentam uma diversidade de formas intrincadas e ornamentadas que as tornam um dos seres vivos microscópicos que mais atenção despertam.

Existem em mais de 250 gêneros, não extintos, estimando-se que atualmente existam mais de 100.000 espécies diferentes de diatomáceas (Round & Crawford, 1990). Constituem um grupo biológico bastante comum por todo o planeta, podendo encontrar-se nos oceanos, em água doce, no solo e em demais superfícies úmidas.

Diatomáceas Vídeo: parte 3

 São especialmente importantes nos oceanos, onde se estima que contribuam para mais de 25% da produção primária da Terra e 45% da produção primária oceânica (Mann, 1999).

Comentários do Facebook