Entomologia Forense
Entomologia Forense: Conheça a Entomologia Forense, ciência aplicada que busca determinar a hora da morte, e quando possível, a causa de morte de seres humanos através dos insetos que colonizam os cadáveres.
Entomologia Forense
17/1/2021 :: Por Josué Fontana
É a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. É mais comumente associada a investigações de morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e o estágio de desenvolvimento desta.
Documentário
Existe no Brasil uma Rede Nacional de Entomologia Forense onde casos como morte de Isabela Tainara, de 14 anos, pôde ser solucionado com o auxilio da investigação de moscas e besouros decompositores, nos laboratórios de Biologia da UnB.
Esta ciência pode ser dividida em duas subcategorias:
Entomologia forense urbana
Diz respeito à infestação de pestes em construções ou jardins que podem ser base de litígio entre particulares e prestadores de serviços como senhorios e detetizadores.
Os estudos da entomologia forense urbana podem elucidar o tratamento pesticida apropriado, também pode ser usada para investigar infestações em produtos armazenados. Ajudando, assim, a determinar a cadeia de custódia, até que todos os pontos da possível infestação sejam examinados para determinar quem é o culpado.
Entomologia forense médico-legal
Estuda evidências suscetíveis baseada em estudos de artrópodes em eventos como assassinato, suicídio, estupro, abuso físico e contrabando.
Em investigações de assassinato, lida com que insetos depositam ovos quando e onde, e em que ordem aparecem nos cadáveres. Dito isso, pode ajudar a determinar o intervalo post mortem (IPM) e local da morte em questão.
Como a maioria dos insetos exibem um certo grau de endemismo (só existem em determinados locais), ou uma fenologia bem definida (ativos somente em uma dada estação, ou etapa do dia), sua presença associada a outras evidências pode demonstrar potenciais ligações a tempo e local de onde o evento pode ter ocorrido.
Outra área coberta pela e. f. médico-legal é o campo relativamente novo de entomotoxicologia. Este ramo particular envolve a análise de espécimes entomológicos encontrados em uma cena com o intuito de buscar por diferentes drogas ou substâncias que possam ter tido um papel na morte da vítima.
Uma antiga ciência
Em documentos históricos, existem vários relatos da aplicação e experimentação da E.F. e o conceito desta remonta meados do século XIII. No entanto, apenas nos últimos 30 anos essa ciência tem sido sistematicamente explorada como uma fonte verossímil de evidência em investigações criminais.
Pelas suas observações da relação artrópodes/morte e experimentos, Song Ci, Francesco Redi, Bergeret d´Arbois, Jean Pierre Mégnin e o médico alemão Hermann Reinhard ajudaram a fundar os alicerces da entomologia forense atual.
Link complementar: The use of insects in forensic investigations: An overview on the scope of forensic entomology (em ingês)
Você precisa fazer login para comentar.