BiodiversidadeConservaçãoEcologiaVídeosZoologia

Amazônia A Sombra do Gavião

Amazônia A Sombra do Gavião: No documentário em HD da série Brasil Selvagem, você viaja para a Amazônia, maior floresta tropical do mundo e que ainda guarda muitos segredos. 

Amazônia A Sombra do Gavião

Amazônia Desconhecida
Amazônia desconhecida. foto: Ana Cotta

Florestas tropicais úmidas são biomas muito diversos e as florestas tropicais da América são consistentemente mais ricas do que as florestas úmidas da África e Ásia. Com a maior extensão de floresta tropical da América, as florestas tropicais da Amazônia têm inigualável biodiversidade.

Uma em cada dez espécies conhecidas no mundo vive na Floresta Amazônica. Esta constitui a maior coleção de plantas vivas e espécies animais no mundo.

Espécies importantes – Amazônia A Sombra do Gavião

Harpia harpyja - Amazônia A Sombra do Gavião
Harpia harpyja. fonte: Youtube.com

O Gavião-real é a maior ave do mundo de rapina, capaz de caçar e matar macacos. Mas as criaturas mais importantes na floresta são formigas cortadeiras.

Pirarucu, um estranho peixe monstro primordial, caça entre as árvores. A água é tão perigosa que um peixe exclusivo bota os seus ovos nas folhas acima da floresta inundada.

À medida que a água recua, peixes menores vivem cenas de vida e morte nos lagos e lagoas que vão diminuindo. Mas eles encontraram formas de escapar por pequenas poças e retornar para o rio. A Amazônia ainda tem o poder de surpreender.

A harpia (Harpia harpyja), ou gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 10 quilogramas.

A floresta contém várias espécies que podem representar perigo. Entre as maiores criaturas predatórias estão o jacaré-açu, onça-pintada (ou jaguar), suçuarana (ou puma) e a sucuri.

No rio Amazonas, enguias elétricas podem produzir um choque elétrico que pode atordoar ou matar, enquanto que as piranhas são conhecidas por morder e machucar seres humanos. Em suas águas, também é possível se observar um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu.

Comentários do Facebook