BioéticaBiologia MolecularCuriosidadesGenética

Importância da Genética

Importância da Genética: A genética proporciona avanços em diversos campos da sociedade.

Esta ciência permitiu ao homem ampliar seus conhecimentos de biologia, mas também na medicina, agronomia, veterinária, meio ambiente e muitas outras áreas.

Importância da Genética

Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.

Genética Médica. Síndrome de Marfan
Genética médica. Síndrome de Marfan.

As intervenções terapêuticas podem ser definidas de acordo com o perfil genético do doente, o que faz com que a probabilidade de sucesso de tratamento seja maior.

Conforme a genética se desenvolve, temos mais ferramentas para salvar vidas e proporcionar incremento de qualidade de vida para cada vez mais pessoas.

A terapia genética permite substituir genes doentes por genes sãos, ou mesmo eliminar os genes doentes.

História da genética brasileira
História da genética brasileira

A Genética Médica procura entender como a variação genética é relacionada com a saúde humana e suas doenças. Embora utilize os conhecimentos das demais áreas, lida especificamente com as doenças genéticas, incluindo a Genética Clínica, que é o atendimento ao paciente com doenças genéticas, sua família, e a realização do aconselhamento genético.

O Projeto Genoma Humano produziu uma sequência de referência do humano eucromático, usado nas ciências biomédicas.

Genética Molecular: Importância da Genética

A genética molecular estuda a estrutura e a função dos genes usando métodos da genética e da biologia molecular. Também estuda a mutação e variação de cepas de bactérias.

Genética molecular
Genética molecular

A genética molecular usa a informação molecular para determinar os padrões de descendência e daí avaliar a correta classificação científica dos organismos: a sistemática molecular.

Genética Forense: Importância da Genética

A genética também permite elucidar mais crimes. A Genética Forense é a área do conhecimento que trata da utilização dos conhecimentos e das técnicas de genética e de biologia molecular no auxílio à justiça.

Testes de DNA permitem o reconhecimento de identidade para testes de paternidade. Também permitem identificar criminosos e a botar um fim a longos processos penais.

Apesar de o ramo mais desenvolvido da Genética Forense ser a Identificação Humana pelo DNA e sua aplicação mais popular ser o Teste de paternidade, a Genética Forense não se limita a isso, podendo ser aplicada na identificação ou individualização de animais, plantas e microrganismos.

Genética Ecológica: Importância da Genética

Genética ecológica
Genética ecológica. Diaprepes abbreviatus

A pesquisa em Genética Ecológica é focada em características de significância ecológica – isto é, traços relacionados à aptidão, que afetam a sobrevivência e a reprodução de um organismo. Exemplos podem ser: tempo de floração, tolerância à seca, polimorfismo, mimetismo, prevenção de ataques por predadores.

Outra aplicação dessa ciência vem de sua associação à epidemiologia (epidemiologia genética) e toxicologia (toxicogenética e radiogenética) na medida em que produzem estratégias de identificar os agentes mutagênicos, teratogênicos ou carcinogênicos que ameaçam a saúde das comunidades humanas e integridade dos ecossistemas.

Polêmica com os Transgênicos
A polêmica dos alimentos transgênicos
A polêmica dos alimentos transgênicos. Arroz comum e arroz transgênico “Golden Rice”.

Na agricultura e pecuária, pesquisas genéticas proporcionam melhoramentos de espécies, incrementando a produção e o consumo. Também ajuda a diminuir o uso de agrotóxicos e minimizar impactos ambientais.

Todavia, vivemos um impasse ainda não bem dimensionado pela comunidade científica que é a produção de Organismos Geneticamente Modificados ou Transgênicos, cujo impacto sobre o meio ambiente não é de todo conhecido.

Esta ciência multifacetada nos permite entender melhor a biologia e a medicina bem como diversas outras áreas do conhecimento de grande valor para a sociedade, melhorando a qualidade de vida no planeta.

Veja também:

Comentários do Facebook