Importância dos fósseis
Importância dos fósseis: O registro fóssil foi uma das primeiras fontes de dados subjacentes ao estudo da evolução e continua a ser relevante para a história da vida na Terra.
Abaixo, uma série de documentários mostrando o trabalho dos paleontólogos e a importância do estudo dos fósseis.
Importância dos fósseis

Os fósseis fornecem dados importantes quanto a evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da Terra.
Os paleontologistas examinam o registro fóssil para entender o processo de evolução e a forma como as espécies em particular evoluíram.
A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil, o qual contém inúmeros restos e vestígios fossilizados dos mais variados seres do passado geológico da Terra.
Porém, apenas uma porcentagem ínfima das espécies que já habitaram a Terra preservou-se na forma de fósseis, já que a fossilização é considerada um fenômeno excepcional por contrapor-se aos processos naturais de decomposição e o intemperismo.
A grande catástrofe: Fósseis
As partes esqueléticas biomineralizadas, mais duras e resistentes à decomposição e à erosão, tais como dentes, conchas, carapaças e ossos, é bem mais frequente e, por isso, a esmagadora maioria do registo fóssil é constituída por fósseis deste tipo de restos biológicos. Entretanto, restos orgânicos mais delicados e perecíveis também podem fossilizar.
A preservação de matéria orgânica ou de restos esqueléticos delicados, uma vez que estes se decompõem e são destruídos rapidamente, requer condições de fossilização fora do comum que, por serem especiais, ocorrem na natureza mais raramente.

Isso implica que fósseis de restos destes tipos não sejam frequentes. Em qualquer das circunstâncias, para que os restos de um qualquer ser vivo fossilizem, é fundamental que estes sejam rapidamente cobertos por um material que os preserve, geralmente sedimento.
O que determina o fóssil é a ocorrência conjunta de um resto identificável com origem biológica num contexto geológico, independentemente do seu tipo e da sua idade. Muitos autores, consideram que um fóssil é todo e qualquer resto ou vestígio de seres vivos do passado preservado em contexto geológico, qualquer que seja a sua idade.
De acordo com estes paleontólogos, fixar uma qualquer data para se poder considerar se algo é ou não um fóssil é arbitrário.
Em síntese, ao estudarmos fósseis, não estamos apenas olhando para o passado — estamos construindo pontes para o futuro. Eles nos ajudam a entender como a vida se adapta, sobrevive e se transforma. Em tempos de mudanças ambientais aceleradas, esse conhecimento é mais relevante do que nunca.
Fontes e referências:
- Malena Marília Martins Gatinho & Cláudio Magalhães de Almeida (2020) A História da Terra: O estudo dos fósseis e sua importância. Dissertação de mestrado – Universidade Estadual de Goiás. [PDF]
- Ana Carolina Ferreira Machado, Verônica Soares dos Santos, Juliane Marques de Souza & Emanuella Silveira Vasconcelos (2019). A importância do estudo dos fósseis para compreensão da pré-história e preservação da vida na Terra: relato de experiência Publicado no ResearchGate.
- Alfredo Hannemann Wieloch, Juliana Carvalho Tavares & Jonathas de Sousa Bittencourt Rodrigues (2018) A importância dos fósseis para o ensino de evolução: uma proposta de sequência didática promovendo o conhecimento da paleofauna brasileira. Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Minas Gerais.

Descubra mais sobre Biólogo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.








