BiodiversidadeBiologia marinhaTaxonomiaZoologia

Moluscos

Moluscos: Os moluscos são animais invertebrados que formam um grande filo. Suas muitas espécies se adaptaram para a vida marinha, na água doce ou no ambiente terrestre. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.

Os Moluscos

Esses animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça, um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha.

O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas e até 200 000 espécies viventes estimadas, e 70 000 espécies fósseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos. A lula-gigante é possivelmente o maior invertebrado.

Documentário Evolução da Forma. Polvo
Polvo. Documentário Evolução da Forma

A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas – ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos colecionadores – são estudadas pelos concologistas.

Moluscos - molusco
Lula, um molusco cefalópode

Os moluscos são variados e diversos. Variam entre pequenos caracóis, amêijoas, polvos e à lulas (os dois últimos são considerados os invertebrados mais inteligentes).

Possuem um sistema digestivo completo (da boca ao ânus). Os gastrópodes e os cefalópodes apresentam uma estrutura chamada rádula, formada por dentículos quitinosos que raspam o alimento. Os bivalves apresentam um estilete cristalino, responsável por colaborar na digestão ao libertar enzimas digestivas. O sistema circulatório é em geral aberto, com exceção dos cefalópodes, que exigem alta pressão por se locomoverem rapidamente.

Importância dos moluscos

Gastropoda (os gastrópodes) é uma grande classe taxonômica do filo Mollusca que agrupa os animais conhecidos por caracóis, lesmas, lapas e búzios.

Os moluscos englobam uma grande variedade de recursos alimentares denominados frutos-do-mar. Ostras, mexilhões e outras variedades de moluscos são consumidos em diversos pratos típicos regionais.

Os bivalves, por serem na maioria animais filtradores, são muito utilizados como indicadores ambientais, uma vez que acumulam substâncias tais como metais pesados.

No Japão é grande o número de acidentes resultantes da contaminação de bivalves com toxinas paralisantes produzidas por dinoflagelados que constituem a chamada maré-vermelha. Em meados de 2015, um estudo científico comprovou que os dentes do molusco são o material biológico mais resistente do mundo, roubando o título ocupado pela teia de aranha.

Também possuem uma grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros, consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas e herbívoros.

Veja também: List of mollusks | Britannica.com (em inglês)

Comentários do Facebook