BiodiversidadeCuriosidadesEntomologiaVídeosZoologia

O Mundo dos Insetos

O Mundo dos Insetos: Nesse documentário, curiosidades e informações preciosas sobre os insetos.

Esse grupo reúne o maior número de espécies animais conhecidas, sendo, portanto, o grupo mais diversificado entre os artrópodes e, consequentemente, entre todos os animais.

Documentário O Mundo dos Insetos

Insetos
Insetos. foto: Simon Plestenjak

O grande sucesso desse grupo no meio terrestre pode ser atribuído principalmente a seu exoesqueleto quitinoso e à evolução do voo, características que permitiram aos insetos eficientemente e rápido deslocamento, fuga de predadores e busca de novas fontes de alimento e de locais com condições mais adequadas à sua sobrevivência.

Muitos insetos possuem um ou dois pares de asas localizadas no segundo e terceiro segmentos torácicos e são o único grupo de invertebrados que desenvolveu a capacidade de voar, o que teve um importante papel no seu sucesso reprodutivo.

Os insetos alados e as espécies relacionadas que perderam secundariamente as asas estão agrupadas nos Pterygota.

Adaptações – O Mundo dos Insetos

Documentários de Biologia
Vespas francesas. Documentários de Biologia

Em alguns insetos, o voo depende muito da turbulência atmosférica, mas nos mais “primitivos” está baseado em músculos que fazem bater as asas. Em outras espécies mais “avançadas”, do grupo Neoptera, as asas podem ser dobradas sobre o dorso, e quando em uso são acionadas por uma ação indireta de músculos que atuam sobre a parede do tórax.

Estes músculos contraem-se quando se encontram distendidos, sem necessitarem de impulsos nervosos, permitindo ao animal bater as asas muito mais rapidamente.

Os insetos jovens, depois de saírem dos ovos, sofrem uma série de mudas ou ecdises a fim de poderem crescer – uma vez que o exosqueleto não lhes permite crescer sem o mudarem.

Abelhas ameaçadas com o Aquecimento Global
Abelhas ameaçadas com o Aquecimento Global. by Maciej A. Czyzewski

Metamorfose

Nas espécies que apresentam metamorfose incompleta, os juvenis, chamados ninfas, não possuem asas, e são basicamente iguais aos adultos na forma do corpo; na metamorfose completa, característica dos Endopterigota, a eclosão do ovo produz uma larva, geralmente em forma de verme (a lagarta) que, depois de crescer, se transforma numa pupa que, muitas vezes, se encerra num casulo, ou numa crisálida, que muda consideravelmente de forma, antes de emergir como adulto.

Algumas espécies de insetos, como as formigas e as abelhas, vivem em sociedades tão bem organizadas que são por vezes consideradas superorganismos.

Muitos insetos possuem órgãos dos sentidos muito refinados; por exemplo, as abelhas podem ver a luz ultravioleta e os machos das falenas têm um forte olfato que lhes permite detectar as feromonas de fêmeas a quilômetros de distância.

Comentários do Facebook