EcologiaMamíferosZoologia

Morcegos protegem árvores

Morcegos protegem árvores: um novo estudo liderado pela Universidade de Illinois descobriu que os morcegos desempenham um papel fundamental no crescimento das florestas temperadas, ajudando a proteger as árvores jovens.artigo original www.biologo.com.br

Morcegos protegem árvores controlando os insetos, diz estudo

9/11/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo 

Os biólogos já sabem da enorme importância dos morcegos para a ecologia e o meio ambiente. Pois agora, graças a um novo estudo os cientistas tiveram um panorama mais claro da relevância do papel desses mamíferos para a floresta.

morcegos empoleirados em árvores
© Pierre Pouliquin

De acordo com o estudo, sem morcegos para manter as populações de insetos sob controle, estes que se alimentam de mudas de árvores causam de três a nove vezes mais danos do que quando os morcegos estão presentes.

Embora estudos anteriores tenham comprovado os serviços de controle de insetos dos morcegos em campos agrícolas e florestas tropicais, seu papel igualmente crítico em florestas temperadas ainda não tinha sido investigado. 

Morcegos reduzem densidade de insetos e desfolha em florestas temperadas

O estudo Bats reduce insect density and defoliation in temperate forests: An exclusion experiment (Morcegos reduzem densidade de insetos e desfolha em florestas temperadas: um experimento de exclusão) foi publicado na revista Ecology. 

“As florestas são realmente importantes para os morcegos. Queríamos fazer a pergunta: os morcegos são importantes para as florestas? E neste estudo, demonstramos que sim.” Joy O’Keefe, autora sênior do estudo e professora assistente e especialista em extensão da vida selvagem da Universidade de Illinois.

Bat Wings GIF - Bat Wings Night - Discover & Share GIFs

A análise revelou que, nas áreas onde os morcegos foram excluídos, houve três vezes mais insetos e cinco vezes mais desfolha nas mudas do que nas áreas controladas pelos mamíferos.

“É especialmente importante para nós aprender como os morcegos afetam as florestas, já que os morcegos estão diminuindo devido a doenças como a síndrome do nariz branco ou colisões com turbinas eólicas. Esse tipo de trabalho pode revelar as consequências a longo prazo do declínio dos morcegos”, disse a principal autora do estudo, Elizabeth Beilke, pós-doutoranda em Ciências Ambientais na mesma universidade.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook