O universo das plantas
O universo das plantas: Esse interessante documentário foca nas surpreendentes adaptações do reino vegetal.
O vídeo ajuda a entender os fenômenos e habilidades de plantas. Estratégias de reprodução, alimentação e sobrevivência de plantas carnívoras, Fios de ovos, Dente-de-leão, ou Dormideiras (Mimosa pudica L.).
Documentário O universo das plantas
Dormideira, sensitiva, dorme-dorme (Mimosa pudica L.) – O universo das plantas
A dormideira ou sensitiva também conhecida como dorme-dorme (Mimosa pudica L.) é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas (Fabaceae ou Leguminosae).
Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia). Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas, tal como a Neptunia, ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae.
Fios-de-ovos (Cuscuta sp) – O universo das plantas
Cuscuta sp. é uma planta parasita pertencente à família Convolvulaceae (anteriormente na família Cuscutaceae) com distribuição natural no sul da Europa ao longo das costas do Mediterrâneo.
Penetra na planta hospedeira com haustórios finos, através dos quais extrai a seiva já elaborada, não precisando partes verdes. As folhas são escamosas, mínimas, incolores, quase invisíveis.
Diversidade – O universo das plantas
Existem cerca de 350.000 espécies de plantas, definidas como plantas com semente, briófitas, fetos e seus semelhantes. Por volta de 2004, cerca de 287.655 espécies tinham sido identificadas, das quais 258.650 são plantas com flor, 16.000 briófitas, 11.000 fetos e 8.000 algas verdes.
As plantas são o elo produtor de matéria orgânica da cadeia alimentar nos meios marinho, aquático e terrestre. São, portanto, o primeiro elo da cadeia, que sustenta todos os elos subsequentes. Além de fornecer alimento a animais, fungos, bactérias e protistas, as plantas também fornecem abrigo a estes seres e a seus ovos e filhotes.
No entanto, a predação não é a única relação ecológica a que as plantas estão submetidas, existindo também relações benéficas, como as observadas entre plantas e polinizadores. Em algumas espécies, existem associações com certos insetos, como formigas, que recebem abrigo ou alimento da planta, protegendo-a, em troca, contra predadores.
Há mesmo plantas que dependem de outras plantas. Algumas famílias botânicas, constituídas por plantas parasitas, dependem da seiva de outras espécies para obter nutrientes. Existem também milhares de espécies epífitas que dependem de plantas maiores para se alojar, normalmente não causando qualquer dano ao hospedeiro.
Você precisa fazer login para comentar.